790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Médio Tejo: está pronto para ser o guardião de grandes segredos?

Para fazer uma viagem digna de recordar, não precisa de ir muito longe. O nosso país está recheado de pequenos tesouros à espera de serem descobertos. Tudo o que precisa é de sair de casa! Pronto?

São 11 os concelhos que compõem a região do Médio Tejo. De Abrantes, a Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, muito é o património a ser visitado. Desde história, tradições, cultura… até aos nossos rios: opções não faltam para satisfazer todos os gostos e curiosidades.

É precisamente para divulgar esta região e torná-la ainda mais acessível a quem deseja visitá-la que a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo tem feito um trabalho de promoção e estratégia de Turismo, focado em três grandes eixos: Turismo Náutico, Turismo Cultural e Religioso. Vamos conhecê-los?

Pelos caminhos da Espiritualidade

Fátima é já uma paragem obrigatória. Quer seja a religião um pilar na vida de quem a visita, ou até mesmo para os mais curiosos, todos os caminhos aqui vão dar. Foi a pensar na sua importância, e no que significa para os seus visitantes, que a CIM Médio Tejo se propôs a lançar um novo Caminho para lá chegar. “Caminhos de Fátima no Médio Tejo” é o itinerário cultural, que conta com o apoio dos municípios da região e da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal e está a ser desenvolvido em parceria com o Centro Nacional de Cultura, entidade detentora da marca “Caminhos de Fátima”. Se ainda não conhecia, este itinerário permite a chegada a Fátima a partir de três pontos diferentes: Sertã, Tomar e Abrantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

  • Caminhos de Fátima no Médio Tejo
  • Santuário de Fátima
  • Castelo de Almourol, Vila Nova da Barquinha

Ao longo destas jornadas, os peregrinos e visitantes serão brindados com paisagens deslumbrantes, heranças culturais e, claro, a hospitalidade dos habitantes locais. Atualmente, já se encontram disponíveis traçados, devidamente sinalizados, que surgem com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência, nunca deixando de lado a tão necessária segurança. Se o que procura nas suas viagens é um destino que o coloque em maior conexão com a sua espiritualidade, saiba que agora o poderá fazer de uma maneira diversificada, sem nunca deixar de lado a tradição e património mariano da região.

Porque de muita história se faz uma viagem… aventure-se pela Rota dos Templários

Sabia que os Templários foram os primeiros “banqueiros” do Mundo, que trouxeram inovações para a arquitetura militar, como o Alambor ou a Torre de Menagem em Tomar, ou que, por ter sido a data da sua extinção ainda hoje temos receio das sextas-feiras 13? Inspirada pelas histórias destes cavaleiros, com a sua simbologia única e misteriosa, a Rota dos Templários no Médio Tejo é uma nova oferta turística para quem visita o Centro de Portugal. Com vínculo à temática templária, nesta Rota poderá encontrar experiências imersivas e vários recursos que tornarão a experiência digna de recordar.

Neste território, a Rota dos Templários abrange os municípios de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sertã, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, e as experiências disponíveis ao público são: visita virtual ao Castelo de Almourol – no Centro de Interpretação Templário de Almourol, em Vila Nova da Barquinha – e a Reconstituição do Cerco ao Castelo de Tomar, através de videoprojeção em maquete 3D, disponível já a partir de março, no Convento de Cristo, em Tomar. Porque as novidades não ficam por aqui, após o término das obras na Torre de Dornes, em Ferreira do Zêzere, ficará também acessível ao público uma experiência de vídeo mapping que retratará as lendas da Torre e da Nossa Senhora do Pranto. É caso para dizer que estas são atrações para todas as idades, perfis e gostos, que prometem fazer de qualquer Roteiro uma escapadinha capaz de animar toda a família. Se esta Rota lhe interessa, saiba que pode conhecer todos os pormenores através da aplicação “Rota dos Templários” e do site templarportugal.com, tornando-se mais fácil – e imediato – planear toda a viagem.

  • Claustro Principal do Convento de Cristo, Tomar
  • Exterior do Convento de Cristo, Tomar
  • Torre de Dornes, Ferreira do Zêzere

Não se esqueça de visitar os Castelos do Tejo

Porque Portugal é um país com muita história para contar, que viagem seria esta sem passar pelos Castelos do Tejo? Nesta proposta de roteiro, aquilo que estará à sua espera é uma verdadeira aventura panorâmica pelos cenários e narrativas dos acontecimentos históricos mais relevantes, com o Médio Tejo como paisagem de fundo. Castelos, fortificações, torres, muralhas… a oferta é grande e não faltarão locais e monumentos de paragem obrigatória. E se não sabe por onde começar, aproveitamos a deixa para lhe dizer que não poderia ser mais simples o processo: tudo o que precisa de fazer é dirigir-se aos postos de turismo da região e pedir o Guia Castelos do Tejo.

  • Fortaleza de Abrantes
  • Castelo de Almourol, Vila Nova da Barquinha
  • Castelo de Ourém

Totalmente dedicado a estas construções, este guia é o resumo perfeito de todos os factos históricos, curiosidades e informações de apoio que poderá vir a precisar. De forma a tornar a experiência ainda mais enriquecedora, a CIM Médio Tejo disponibiliza também seis roteiros temáticos sobre os momentos mais marcantes em diferentes fases da história de Portugal. Cada roteiro é dedicado a um período da história e tem disponível um mapa com os principais pontos turísticos a visitar em cada concelho. No caso de não conseguir dirigir-se com antecedência a qualquer um dos pontos turísticos disponíveis, saiba que tanto o Guia como os Roteiros se encontram disponíveis online, aqui. Como vê, não existem desculpas para não sair de casa e explorar o que de melhor o nosso país tem para oferecer!

Por fim… é obrigatório parar para apreciar a paisagem!

Não é só de história ou cultura de que é feita a região do Médio Tejo. Aqui, também encontrará paisagens de cortar a respiração e que farão valer qualquer que seja a paragem. Com uma riquíssima variedade de habitats naturais, o difícil será escolher por qual percurso começar. As Grandes Rotas (GR) do Carso, Tejo e Zêzere são uma dessas opções. Podem ser percorridas a pé, de bicicleta ou até em cima de uma canoa, no caso da GR do Tejo e Zêzere, e prometem uma variedade de cenários idílicos, com paisagens únicas pelas margens dos rios Tejo e Zêzere ou pelas Serras de Aire e Candeeiros, entre outros locais que merecem ser conhecidos e percorridos.

Miradouro Serra do Bando, Mação

A acrescentar a esta lista existe ainda o Lago de Castelo do Bode. Por aqui passam alguns dos percursos e rotas da região, através dos quais é possível descobrir as praias fluviais que quererá manter só para si. Águas límpidas e cristalinas, natureza em todo o seu redor…a paisagem parece de sonho, mas o melhor é que é mesmo uma realidade. E para que nada lhe escape à vista e tudo lhe conquiste o coração, a CIM Médio Tejo tem disponível um Guia das Rotas e Percursos com todas estas paragens que, com certeza, não podem – nem devem – ficar para depois.

  • Praia Fluvial de Cardigos, Mação
  • Lago de Castelo do Bode, Dornes

Pego da Rainha, Mação

Razões não faltam para que a vontade de visitar o Centro de Portugal tenha ficado aguçada. E uma pausa para férias vem sempre a calhar. Conheça melhor o nosso país, fazendo dele o destino principal desta viagem!

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora