Uma praia que tinha desaparecido há mais de 30 anos voltou a uma ilha na costa de County Mayo, na Irlanda. O fenómeno está a despertar o entusiasmo dos habitantes locais.

O fenómeno começou com uma tempestade que atingiu a ilha de Achill, em 1984, e que varreu por completo a praia local, deixando apenas rochas. Depois de uma maré pouco vulgar, durante a Páscoa deste ano, centenas de toneladas de areia foram arrastadas e depositadas na zona onde a praia existia antes.

Sean Molloy, coordenador do turismo da ilha, recordou o acontecimento que há três décadas apanhou os habitantes locais de surpresa. “Grandes tempestades destruíram a praia. Foi completamente varrida e 1984 foi o último ano que aqui esteve”, conta ao The Guardian.

O reaparecimento da praia está a provocar um novo fluxo de turistas, conta Alan Gielty, proprietário de um restaurante local. “Temos uma vila muito bonita, mas é ótimo olhar lá para fora e ver uma praia maravilhosa em vez de rochas”, disse. “Desde que as pessoas souberam das novidades, temos tido muitos mais visitantes do interior do país”.

No entanto estão a surgir dúvidas em relação à veracidade da história. Muitos têm afirmado que as fotos foram estrategicamente tiradas no extremos (onde se vêem apenas rochas) e com a maré baixa, que permite que mais areia esteja exposta.

Achill é uma península remota do oeste Irlandês que viu muitos dos negócios locais fechar depois da praia ter sido reduzida a “piscinas” de rochas. A praia voltou e os habitantes não conseguem esconder o deslumbramento.