É o tema do momento na indústria automóvel – mais até do que a electrificação, que já dá mostras de ter chegado para ficar -, sendo que, a comprová-lo, está a forma encarniçada como os diferentes construtores automóveis têm vindo a lutar entre si pela liderança da corrida ao carro autónomo. Construtores, mas não só: nos EUA, a disputa parece ter já alcançado um patamar superior, com os diferentes estados a disputarem o título daquele que, à partida, estará mais perto de ver carros sem condutor a circular nas suas estradas. E, neste momento, a liderança parece estar entregue a Washington, que acaba de aprovar não só a realização de testes com carros autónomos nas suas vias, mas já sem qualquer ocupante no seu interior.

Depois das “ofensivas” protagonizadas pela cidade de Nova Iorque e o estado da Califórnia, que permitem a realização de testes com veículos autónomos em estrada aberta, ainda que com a obrigatoriedade do automóvel apresentar sempre um humano sentado ao volante, de forma a poder reagir em caso de imprevisto, eis que o estado norte-americano onde também está a capital federal dos EUA decide tomar a dianteira da corrida. E, através de uma decisão administrativa do executivo estatal liderado pelo governador Jay Inslee, autorizar a realização de testes nas suas estradas, com a particularidade de não exigir sequer a presença de um ser humano dentro da viatura.

Numa comunicação divulgada online, o governador recorda que cerca de 94% dos acidentes com veículos motorizados que acabaram por custar a vida a 33 mil pessoas em todos os Estados Unidos, tiveram origem em erro humano. Pelo que a utilização do carro autónomo certamente ajudará a combater, de forma significativa, esse flagelo.

A regulamentação aprovada determina assim “a criação de um grupo de trabalho inter-agências que possa trabalhar em estreita colaboração com as autoridades locais, regionais e federais, assim como com todas as partes interessadas e grupos industriais, de forma a recomendar alterações e clarificações às polícias estaduais, ajudando a criar regras para os veículos autónomos, e até mesmo analisar outras possibilidades emergentes em termos de transporte autónomo”.

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“O Estado do Washington já é um líder em termos de tecnologia de condução autónoma”, afirmou, após assinar o decreto e já rodeado por executivos da General Motors, Google e Uber, o governador.

Estamos entre os primeiros estados que decidiram dar as boas-vindas à inovação, assim como à realização de testes seguros por parte dos automóveis autónomos. Os automóveis autónomos podem ajudar-nos a salvar inúmeras vidas, reduzir o tempo gasto no trânsito, melhorar a mobilidade e ser uma ferramenta importante nos nossos esforços em prol do combate às mudanças climáticas”, referiu Jay Inslee.

Recorde-se que, ainda no início do ano, este governador teve oportunidade de testar um Tesla Model X semiautónomo, garantindo que “esta foi a condução mais segura experienciada por um Governador do Estado de Washington, e também a mais limpa”. Com o diário Seattle Times a aproveitar para citar o mesmo responsável, quando este afirmou que “nós, humanos, somos muito bons numa data de coisas, ainda que conduzir automóveis não seja propriamente uma delas. Pelo menos, não quando comparado com os sistemas digitais automatizados que são infalíveis”.

Criadas as condições legislativas para tal, os fabricantes e programadores responsáveis pelo desenvolvimento do carro autónomo vão poder agora, no prazo de 60 dias, dar início aos testes em ambiente real, no estado de Washington, tanto com, como sem humanos ao volante. Porém, ainda antes disso, terão de pedir uma autorização ao Departamento Estatal de Licenciamento.