Os EUA asseguram ter identificado o que dizem ser as “preparações” para um novo ataque químico liderado por Bashar al-Assad contra o povo sírio. Num comunicado divulgado esta segunda-feira pelo porta-voz Sean Spicer, a Casa Branca garante que “as atividades são semelhantes às preparações que o regime fez antes do ataque com armas químicas de 4 de abril”, que resultou na morte de vários civis, incluindo crianças.

Em abril deste ano morreram 72 pessoas, incluindo 20 menores, e dezenas ficaram feridas num ataque aéreo que envolveu gás tóxico na cidade de Khan Cheikboun, no noroeste da Síria. À data, o gás tóxico foi lançado por aviões que não estavam identificados — foi o pior ataque químico dos últimos anos no país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os momentos de terror do ataque na Síria

Na iminência de um segundo ataque, os Estados Unidos, que dizem estar naquele país para “eliminar o Estado Islâmico no Iraque e na Síria”, prometem agir: “Se, no entanto, Assad conduzir outro assassinato em massa com recurso a armas químicas, ele e o seu exército vão pagar um preço elevado”, lê-se no comunicado já citado.