O diretor executivo do Banco Mundial, Andrew Bvumbe, realiza estas segunda e terça-feira uma visita de trabalho a Moçambique para avaliar a cooperação com o país, anunciou a instituição em comunicado.

O dirigente vai visitar empreendimentos que beneficiaram de apoio do banco, tais como a Barragem de Corrumana, a Central Térmica de Ressano Garcia e a Reserva de Maputo.

Andrew Bvumbe tem reuniões marcadas com o presidente moçambicano, Filipe Nyusi, bem como com o primeiro-ministro, o ministro da Economia e Finanças e o ministro da Agricultura.

Os membros do Conselho dos Governadores do Banco Mundial delegam funções específicas para 25 diretores executivos, que por sua vez tomam decisões acerca da assistência a países.

Andrew Bvumbe é natural do Zimbabué, país vizinho de Moçambique, onde foi chefe do departamento de Ajuda e Gestão da Dívida no Ministério das Finanças do Zimbabué, antes de ingressar no Banco Mundial.

Em março, o representante do Banco Mundial em Moçambique anunciou que a instituição esperava retomar este ano o apoio ao Orçamento do Estado moçambicano, prevendo investir cerca de dois mil milhões de dólares (cerca de 1,9 mil milhões de euros).

O apoio seria retomado após ter sido suspenso em 2016, na sequência da descoberta de dois mil milhões de dólares de dívidas ocultas do estado moçambicano, processo ainda sob averiguação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR