Um jornal do Partido Comunista da China (PCC) defende esta sexta-feira, em editorial, que Pequim deveria manter-se neutra, caso Pyongyang ataque os Estados Unidos, mas intervir se for Washington a iniciar um conflito com a Coreia do Norte.

Em editorial, o Global Times, jornal de língua inglesa do grupo do Diário do Povo, o órgão central do PCC, reconhece que a China “não é capaz de persuadir Washington ou Pyongyang a retroceder nestes momentos”, mas deve responder “com mão firme”, se os seus interesses estratégicos regionais correrem perigo, em caso de conflito.

A China deve deixar claro que se manterá neutra se a Coreia do Norte lançar mísseis que ameacem o território norte-americano e os EUA responderem”, afirma.

Caso contrário, a China deve deixar claro “que impedirá” os EUA e a Coreia do Sul de iniciarem um conflito e tentarem derrubar o regime norte-coreano ou alterar a situação política na península coreana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pequim “resistirá firmemente à tentativa de qualquer grupo de alterar o status quo em áreas onde há interesses chineses”, destacou o Global Times.

Em editorial, o jornal sublinha que nem Washington nem Pyongyang “querem realmente uma guerra”, mas adverte que a troca de ameaças mútuas pode levar a um conflito estratégico.

A China, o maior sócio comercial e aliado histórico da Coreia do Norte, tem tentado manter uma posição neutra, face à tensão atual. O país tem sido alvo de críticas por parte de Washington, que considera que não tem feito o suficiente para travar o programa nuclear norte-coreano, e de Pyongyang, após ter aprovado novas sanções da ONU.