Verdadeira referência entre os desportivos da marca de Gaydon, o Aston Martin DB11 acaba de desvendar a sua variante cabriolet, denominada – como, aliás, já é tradição na marca britânica – Volante. E que, embora com chegada aos concessionários agendada apenas para o primeiro trimestre de 2018, sabe-se desde já que, ao contrário do coupé, proposto tanto com um portentoso V12, como com um mais modesto V8, só poderá contar com o bloco a gasolina mais pequeno.

Partilhando, segundo revela a Aston Martin, a mesma estrutura em alumínio que serve de base à versão “integral”, o DB11 Volante estará assim apenas disponível com o V8 4,0 litros twin-turbo de 510 cv. Cuja potência será direccionada somente para as rodas traseiras através de uma transmissão automática de oito velocidades e com a ajuda de um diferencial de deslizamento limitado.

Seguindo à risca a tradição, o novo descapotável mantém a opção por uma capota em lona, embora agora de oito (!) camadas, instalada num sistema de accionamento eléctrico que leva cerca de 14 segundos a deixar os dois ocupantes de cabelos ao vento, e cerca de 16 segundos para fechar e protegê-los das intempéries. Podendo ser operado com o veículo em andamento, desde que a velocidades abaixo dos 50 km/h.

Ainda relativamente à capota, a Aston Martin garante a sua resistência a durabilidade, graças aos intensos testes a que o revestimento foi submetido e que passaram pela realização de mais de 100 mil ciclos em câmaras meteorológicas. Com os quais se procurou simular, no espaço de apenas um mês, cerca de 10 anos de uso.

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Ao mesmo tempo, a marca britânica garante ainda ter reforçado os pontos estruturais da carroçaria do Volante, para compensar a inexistência de um tejadilho, solução que acabou por conduzir a um aumento de peso de 115 kg. Facto que, ainda assim e também segundo o fabricante, não impede este Volante de ser 26 kg mais leve e 5% mais rígido que o seu antecessor, o DB9 Volante.

Mas as prestações acabaram ligeiramente penalizadas, com o Volante a manter os mesmos 301 km/h de velocidade máxima anunciados pelo coupé, embora indo dos 0 aos 100 km/h em um décimo de segundo mais que os 4,1 segundos anunciados pelo coupé.

O equipamento de série inclui o interior em pele e Alcantara, além de painéis das portas também em pele e inserções em metal na consola central. Presentes estão ainda o sistema de aquecimento dos bancos, sensores de estacionamento à frente e atrás, além de um sistema de câmaras com visionamento 360º em redor do automóvel.

Intermináveis – como já seria de esperar – são as possibilidades de personalização deste DB11, com um total de 70 opções à disposição dos clientes, entre as quais, sete possibilidades de jantes em liga leve de 20″, quatro hipóteses de cores para as maxilas dos travões, além de 11 outras soluções facilitadoras da vida do condutor, como é o caso do estacionamento automático, sistema de abertura do portão da garagem e até um guarda-chuva Aston Martin com pega.