476kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Champions. É possível a reviravolta do Benfica?

Este artigo tem mais de 4 anos

Depois do desastre de Basileia o Benfica é a equipa portuguesa com menos probabilidades de se manter nas competições europeias. O Porto soma e segue, o Sporting ainda está no limbo.

i

FABRICE COFFRINI/AFP/Getty Images

FABRICE COFFRINI/AFP/Getty Images

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Foi no Parque St. Jakob que o Euro 2008 começou a descarrilar para Portugal. Uma derrota inesperada contra os suíços mostrou que a equipa portuguesa não estava ao nível desejado. Dez anos depois foi a vez do Benfica — e de uma forma mais bem dolorosa, com uma goleada que por momentos fez lembrar desastres em Vigo. No entanto, em 2008 Portugal ainda conseguiu corrigir um pouco a trajetória, e o Benfica, com algum esforço, ainda pode salvar a temporada europeia, porque na fase de grupos um jogo não é o suficiente para matar o sonho. O problema está que a reviravolta tem de começar com o Manchester United, que parece estar na melhor fase desde a saída de Ferguson.

Assim, depois do desastre de Basileia, o Benfica é agora a equipa portuguesa com menor probabilidade de se manter nas competições europeias – apenas 40%. Já no extremo oposto, o Porto parece ter a vida mais facilitada para seguir em frente na Champions – 60%. Finalmente, o Sporting continua a ter como mais provável destino a Liga Europa.

Passando aos tubarões, vemos que pouco mudou desde a última jornada. Os favoritos continuam favoritos, com Real Madrid e Barcelona ainda muito destacados com perto de 20% de hipóteses de levarem mais uma taça para casa. Bastante depois aparecem Chelsea, Juventus, Bayern e Atletico…

Previsões da jornada

Nesta ronda não temos nenhum confronto de gigantes, algo normal nesta fase. Já as equipas portuguesas têm tarefas de dificuldade distinta. O Sporting tem pela frente um difícil embate com a Juventus, com a equipa de Turim a partir claramente como favorita com 75% de hipóteses de vitória. Já os jogos de Benfica e Porto parecem ser de tripla e têm sensivelmente as mesmas probabilidades, com Manchester e Leipzig ligeiramente favoritos, com 40% e, depois, quer um empate quer uma vitória com 30%.

E caso esteja agora a levantar o sobrolho, pensando que provavelmente o autor benfiquista mudou os números, tenha calma! Relembramos que para o Elo rating e para os nossos cálculos, a performance dos últimos anos na Liga dos campeões tem um peso determinante, e nos últimos anos o Benfica tem estado bastante mais forte do que os Red Devils – será que isso vai importar na hora da verdade?

https://observador.pt/interativo/liga-dos-campeoes-as-probabilidades-de-vitoria-equipa-a-equipa-2/

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.