“Eram projéteis de fogo que caíam por todo o lado”, escreve o El País, que puxa a citação para título para explicar como dezenas de pessoas faleceram num dia marcado por mais 500 incêndios. Os fogos que se fizeram sentir em Portugal continental, desde a madrugada de sábado, estão a ser falados um pouco por todo o mundo e já ultrapassaram as fronteiras da Europa.

As chamas devastadoras chegaram também ao El Mundo, que fala em “terrorismo incendiário”, e ao La Vanguardia, que diz que o país luso está “desolado” à conta de um fogo “nunca antes visto”. O jornal La Voz de Galicia, região que perdeu quatro pessoas também por causa dos fogos intensos, escreve que os portugeses dizem “basta” e apontam críticas ao governo de António Costa, por este não ter reagido após a tragédia em Pedrógão Grande.

Por terras francesas, o Le Monde chegou a fazer manchete com Portugal e dá destaque aos três dias de luto nacional. Já o The New York Times fala em “fogos mortais” tanto em Portugal como em Espanha e o The Washington Post — à semelhança de outros meios internacionais — faz referência ao bebé de um mês encontrado sem vida. A título de curiosidade, a revista Travel + Leisure faz um artigo sobre o que os turistas devem saber sobre estes incêndios.

Os fogos que se propagaram pelo país, a norte do Tejo, e que fizeram até ao momento 36 vítimas mortais são ainda notícia nas Filipinas, na Índia, na Tailândia, na Malásia, na Argentina e na China.

Em fotogaleria, veja como a imprensa internacional retratou os muitos incêndios que fizeram do 15 de outubro “o pior dia em matéria de incêndios do ano”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR