A princesa Leonor de Espanha comemora esta terça-feira 12 anos. É a filha mais velha do rei Felipe VI e Letizia Ortiz e herdeira ao trono espanhol, mas os pais têm tentado que todas estas circunstâncias não façam dela uma pré-adolescente fora do normal.

Prova disso são as poucas aparições formais de Leonor e Sofia, a filha mais nova dos reis espanhóis. Aliás, de acordo com o El País, a Princesa das Astúrias tem apenas alguns eventos ao longo do ano que requerem a sua presença. Um deles a Festa Nacional de Espanha, no dia 12 de outubro — um compromisso oficial — e ainda umas fotografias oficiais durante a Semana Santa e durante o verão.

Tirando estes compromissos, quase que se pode dizer que as filhas dos Reis de Espanha têm uma vida normal. Pelo menos pelo que escreve o jornal El Confidencial, que descreveu um dia normal na vida de Leonor.

As princesas acordam todos os dias pelas 8h da manhã para se prepararem e tomarem o pequeno almoço — sempre que possível preparado pela mãe, Letizia Ortiz — antes de irem para a escola. As aulas no colégio Santa María de los Rosales começam às 9h e prolongam-se até às 17h, sendo que pelo meio têm uma pausa pelas 11h e almoçam às 13h30.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em alguns dias da semana, têm atividades extra-curriculares. Antigamente, as princesas tinham aulas de ballet, mas atualmente praticam vólei e outros desportos. Leonor também terá aulas de música, uma vez que começou a aprender a tocar um instrumento recentemente.

Nestes dias, costumam chegar a casa por volta das 19h e antes de jantarem, às 20h, estudam e fazem os trabalhos de casa. Até se deitarem, ou leem um livro ou reveem os trabalhos de casa. Televisão, tablet ou internet não são usadas durante a semana, por ‘ordem’ de Letizia — isso só ao fim de semana.

Mas por mais que os Reis de Espanha procurem dar às filhas uma vida o mais normal possível, a verdade é que Leonor não terá uma vida como a das outras pessoas, tendo em conta o cargo que irá ocupar um dia mais tarde e os pais têm consciência disso. É por isso que Leonor, além da escola, tem aulas particulares em casa. Os reis procuram também mantê-la atualizada sobre o que se passa em Espanha: a Princesa das Astúrias sabe, por exemplo, o que se passa na Catalunha.

Protocolos e obrigações à parte, para Leonor, que descrevem como sendo uma criança calma, responsável e formal — com uma personalidade semelhante à do pai –, hoje é dia de festa.