Apresentado pela primeira vez em 1972, enquanto modelo para o ano seguinte, o Honda Civic atravessou décadas até chegar ao estatuto que detém hoje em dia, no seio da marca de Minato: o de um modelo icónico, actualmente na sua 10.ª geração. No entanto, esta viagem começou há muito tempo atrás, conforme demonstra o vídeo feito pelos nossos colegas da Donut Media.

Lançado com um pequeno quatro cilindros 1,2 litros a gasolina, a debitar não mais que 50 cv de potência, para um conjunto cujo peso pouco ultrapassava os 680 kg, a verdade é o que Civic original não deixou de destacar-se, logo nessa primeira geração. Graças, em grande parte, a soluções como as aplicações em madeira no interior, os bancos mais aconchegantes e o sistema de ar condicionado. Isto, além de ser também um carro bem construído.

Cinco argumentos para comprar (ou não) o novo Civic

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Igualmente curioso ver é a forma como a performance começou, pouco a pouco e com o passar dos anos, a pesar no design das diferentes gerações Civic. Com o modelo a evoluir de apenas e só um carro económico para aquilo que rapidamente procurou tornar-se: uma proposta que dá gozo conduzir.

E se, inicialmente, este esforço de transformação foi tendo lugar sem uma forte aposta na potência, a partir de 1989, com o surgimento do primeiro motor VTEC, juntou- se à forma a força. Com o pico desta união a acontecer em 1997, com o lançamento do primeiro Civic Type R. Mas, isso, estamos certos, já o leitor se recorda…