A Comissão Europeia propôs esta quinta-feira a criação de uma reserva de meios próprios da proteção civil, com aviões de combate a incêndios e bombas de água especiais, para fazer face a catástrofes como os fogos em Portugal.

A reserva de meios, que Bruxelas propõe chamar rescUE (inspirado no termo inglês para “resgate”) é um dos principais elementos das propostas apresentadas pelo executivo comunitário para reforçar o mecanismo de proteção civil europeu, uma vontade expressa do presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, na sequência dos devastadores incêndios florestais deste ano em Portugal.

Além da criação de capacidades próprias, que serão geridas pela Comissão Europeia para “complementar os recursos nacionais”, o executivo comunitário propõe-se ajudar os Estados-membros a reforçarem as respetivas capacidades nacionais, financiando a adaptação, a reparação, o transporte e os custos operacionais dos recursos dos mesmos.

Perante as propostas anunciadas, o Ministério da Administração Interna anunciou que o ministro Eduardo Cabrita irá fazer, a este propósito uma declaração à imprensa durante a tarde desta quinta-feira. O comunicado está marcado para as 16h30, no Ministério da Administração Interna, na Praça do Comércio, em Lisboa.

Artigo atualizado às 13h11 com anúncio do comunicado de Eduardo Cabrita

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR