Saúde

Johnson & Johnson está a retirar lentes de contacto de circulação devido a um pelo

Em causa está um possível elemento intruso, visível, no recipiente de alguns lotes de lentes de contacto. Ainda não foi notificado nenhum caso de reação adversa. Foram vendidas em Portugal 80 unidades

Em Portugal foram vendidas cerca de 80 unidades pelo fabricante, mas está a ser apurado se estas embalagens já estarão comercializadas

n4i/ Flickr

A Johnson & Johnson Vision Care está a retirar de circulação diversos lotes de lentes de contacto com um possível elemento intruso. De acordo com o Infarmed, o fabricante está a recolher os lotes após ter encontrado um pelo de uma escova entre o blister — ou seja, o recipiente da lente — e o invólucro de alumínio.

O pelo detetado no recipiente provém de uma escova de limpeza que é usada periodicamente no fabrico das lentes e a empresa já tomou medidas para prevenir novas ocorrências. Segundo a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, ainda não há notificações de reações adversas.

As lentes e os respetivos números de lote, que podem ser encontrados no recipiente individual das lentes de contacto e na área do código de barras das caixas, são os seguintes:

O Observador contactou o Infarmed, que afirma que o problema “de uma forma geral não provoca sérias consequências na saúde dos utilizadores”, podendo eventualmente provocar irritação, dor, vermelhidão ou alterações na visão após retirar as lentes.

A Autoridade do Medicamento esclarece ainda que o elemento (pelo), a existir, “pode ser detetado pelo utilizador aquando da abertura da embalagem”. Ainda assim, conforme dito no aviso publicado esta terça-feira, caso tenha lentes de contacto com estes números de lote deve parar de as usar e contactar um médico se apresentar uma das quaisquer reações adversas mencionadas acima.

Em Portugal “foram vendidas cerca de 80 unidades”, diz o Infarmed, estando ainda por apurar se estas já estão a ser comercializadas ao público ou se ainda estão em distribuição. De acordo com a informação recebida do fabricante, os lotes foram comercializados no mercado europeu e, fora desses, mais nenhum estará afetado. Por enquanto não é possível saber quantas unidades são no total pois o “fabricante está a concluir o processo de recolha”.

Para devolução e substituição do produto contacte o Apoio ao Cliente (800 200 243 ou clientes@csces.jnj.com). Se identificar outros problemas ou incidentes relacionados com as lentes de contacto deve notificar a Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde do Infarmed.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)