Rádio Observador

Autoeuropa

Apoio a creche na Autoeuropa não é uma excepção, esclarece Governo

673

O apoio aos filhos de funcionários da Autoeuropa que trabalhem ao fim de semana não é uma regime de exceção, garante ministério de Vieira da Silva. Opção é debatida esta quarta-feira.

MÁRIO CRUZ/LUSA

A Segurança Social contesta que o apoio à creche para trabalhadores da Autoeuropa que precisem de trabalhar aos sábado, tal como está previsto com a criação de novos turnos na empresa, não é uma exceção. Trata-se, isso sim, de um apoio que pode ser prestado às creches que tenham acordo com a Segurança Social, caso os pais comprovem a sua necessidade, esclareceu o ministério de Vieira da Silva em comunicado.

O esclarecimento surge na sequência de notícias que davam conta de apoios públicos aos casais com filhos que trabalhem na fábrica da Volkswagen de Palmela e que, por terem de trabalhar excecionalmente aos fins de semana, precisem de tempo adicional de creche nesses dias. De acordo com fonte do Governo, citada pela Lusa, a Segurança Social já teria mesmo identificado as vagas em Instituições Particulares de Segurança Social (IPSS) onde os trabalhadores poderiam deixar os filhos nos sábados de trabalho, garantindo o pagamento das creches nesses dias.

Mas, esclarece o Governo, não há aqui qualquer regime de exceção. O apoio de “complemento de horário em creche” já está previsto nos acordos entre as IPSS e a Segurança Social. O gabinete de Vieira da Silva refere que, regra geral, esse apoio é dado a IPSS que estão próximas de empresas ou instituições onde existe trabalho por turnos — e é isso que deverá acontecer na Autoeuropa. Uma situação que deverá ficar definida na reunião desta quarta-feira entre os serviços da Segurança Social e os recursos humanos da empresa.

O Ministério reforça que foi a própria comissão de trabalhadores da Autoeuropa que pediu a intervenção do Governo de forma a encontrar uma solução para as famílias cujos trabalhadores estão a trabalhar por turnos ou ao sábado devido aos novos horários. O apoio é “uma das possibilidades a considerar caso se verifique a disponibilidade por parte de instituições sociais que desenvolvam a resposta social creche com acordo de cooperação com a Segurança Social”, referem no mesmo comunicado.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)