Um avião militar russo aproximou-se a apenas um metro e meio de uma aeronave de vigilância da Marinha dos Estados Unidos esta segunda-feira no Mar Negro, informaram três fontes do Pentágono. A interceção, a mais recentes de muitas levadas a cabo entre entidades russas e dos Estados Unidos, levou os militares norte-americanos a abortarem a missão mais cedo do que estava agendado. De acordo com a CNN, o avião russo ter-se-á posto à frente da aeronave norte-americana vindo da esquerda para a direita, causando “turbulência violenta e uma guinada de 15 graus” no P-3 Orion dos Estados Unidos.

As forças norte-americanas e militares da NATO estão colocadas nas vizinhanças uns dos outros no mar Negro principalmente desde que a Rússia deslocou mais militares para essa região, logo a seguir à anexação da Crimeia em 2014. Mas ainda em novembro, e também no mar Negro, um caça russo Su-30 realizou outra “intercepção insegura”, com o mesmo modus operandi, a um avião P-8A Poseidon dos Estados Unidos.

As aproximações perigosas também já foram protagonizadas pelos Estados Unidos. Em dezembro, na Síria, um F-22 norte-americano intercetouum caça-bombardeiro que sobrevoou várias vezes a linha de desconflitualização criada para manter a segurança aérea nos locais. Nesse episódio, uma aeronave dos Estados Unidos lançou chamas de sinalização enquanto se aproximava de dois aviões russos Su-25. A Rússia negou ter pisado a linha de desconflitualização e afirmou apenas que os aviões norte-americanos interferiram na rota das aeronaves russas junto ao rio Eufrates, na cidade síria de Mayadin.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR