Rádio Observador

Planetas

Mais 95 novos planetas detetados fora do Sistema Solar

O telescópio Kepler identificou 95 novos planetas fora do Sistema Solar. Foram todos filtrados de uma lista de 275 corpos celestes detetados pelo telescópio. A família de exoplanetas cresce para 3.600

NASA/JPL-Caltech HANDOUT/EPA

Autor
  • Agência Lusa

O telescópio norte-americano Kepler detetou 95 novos planetas fora do Sistema Solar, divulgou hoje a Universidade Técnica da Dinamarca, que participou na investigação. Os novos exoplanetas foram identificados de uma lista de 275 candidatos, dos quais foram validados 149 como verdadeiros. Contudo, destes apenas 95 eram novos.

Os resultados da descoberta, que envolveu uma equipa internacional de astrónomos a analisar os dados, foram publicados na revista científica Astronomical Journal. Os 95 planetas extrassolares vêm engrossar a lista de exoplanetas, que totalizam 3.600 com tamanhos variáveis entre Terra e Júpiter.

O telescópio Kepler foi lançado em 2009 para ‘caçar’ exoplanetas numa determinada zona do céu. Os planetas extrassolares são detetados a partir da redução do brilho da estrela-hospedeira quando o planeta passa em sua frente (método de trânsito). Com o novo telescópio espacial James Webb, cujo lançamento está previsto para 2019, com um ano de atraso, os astrónomos esperam estudar e caracterizar melhor exoplanetas do tamanho da Terra capazes de eventualmente suportar vida tal como se conhece.