A Ceed Sportswagon, que chega a Portugal ainda este ano, é uma proposta que privilegia a versatilidade, a meio caminho entre as tradicionais berlinas do segmento C e os SUV compactos, que a Kia também oferece através do Sportage. Mantém as linhas vincadamente horizontais da versão de cinco portas, mas prolonga-as rumo à traseira, para conseguir uma das maiores malas do segmento.

Até ao banco traseiro, não há grandes diferenças para o cinco portas. Contudo, a partir daí, abre-se um novo mundo. São mais 29 centímetros, com a Sportswagon a anunciar um comprimento de 4,60 metros, em vez de 4,31, o que lhe permite exibir uma bagageira com 600 litros. Ou seja, mais 72 litros do que anteriormente, o que a aproxima da Golf Variant, com 605 litros.

A carrinha recuperará as mesmas motorizações da berlina, com destaque para o 1.0 T-GDI de 120 cv e o 1.4 T-GDI, ambos a gasolina, com as soluções a gasóleo a ficarem a cargo do 1.6 CRDi de 110 cv e de 136 cv. Todos os motores estão acoplados a caixas manuais de seis velocidades, podendo, em opção, surgirem associados à caixa de dupla embraiagem e sete velocidades, nomeadamente o gasolina mais possante e os dois motores diesel.