Uma floresta tropical no estado de Mato Grosso do Sul ficou parcialmente submerso depois de o noroeste do Brasil ter sido atingido por chuvas muito fortes. Os trilhos do Recanto Ecológico do Rio da Prata ficaram completamente debaixo de água porque a água do rio Olho d’Água, afluente do rio da Prata, galgou as margens e invadiu a floresta. Mergulhadores do parque ecológico filmaram o mundo submerso em que os percursos se transformaram e publicaram-nos nas redes sociais.

Num dia normal, os turistas podiam atravessar os trilhos montados por cima dos rios que serpenteiam pelos municípios de Bonito e de Jardim e mergulhar em piscinas naturais no meio da floresta. Mas no último mês, e por três vezes, choveu tanto que o volume de água do rio da Prata aumentou demais e a velocidade do curso diminuiu: “Quando chove muito, o rio da Prata corre de forma mais lenta, provocando o seu represamento, aumentando assim o nível de água do rio Olho D’Água”, explicou o Recanto Ecológico no site da instituição.

As imagens captadas pelos mergulhadores mostram como a floresta ficou a 2 de fevereiro, quando as inundações foram tão grandes que os trilhos ficaram completamente submersas. Apesar de ter invadido zonas lamacentas e muito ricas em flora, a água não ficou poluída: os minerais no rio fizeram com que a água permanecesse limpa e cristalina. Ao fim do dia, o curso do rio regressou ao normal e os turistas puderam prosseguir os passeios. Este é um fenómeno raro que não acontecia há 16 anos, embora pequenas inundações sejam mais comuns.

Veja o vídeo com as imagens acima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR