Maior, mais bonito, mais leve e mais bem equipado. Estes são, em resumo, os atributos do novo Touareg, o SUV topo de gama da Volkswagen que que a marca revelou, ainda antes do Salão de Pequim, onde o modelo vai pela primeira vez ser apresentado ao público.

Recorrendo a uma nova plataforma, a MLB EVO, a mesma que também serve o Audi Q7, o Porsche Cayenne, o Bentley Bentayga e o Lamborghini Urus, o novo Touareg consegue ser maior e mais leve, dois trunfos que os clientes não deixarão de apreciar.

Face à geração anterior, o novo SUV é 7,7 cm mais comprido, atingindo 4,878 metros, para depois ser 4,4 cm mais largo e 0,7 cm mais baixo. As dimensões mais generosas permitem-lhe oferecer um habitáculo maior e uma bagageira a condizer, agora com 810 litros, em vez dos anteriores 697.

5 fotos

Mas se é mais comprido, o Touareg é igualmente mais leve, acusando menos 106 kg quando colocado sobre a balança. Tudo graças à utilização de mais alumínio (48%) e aço de alta resistência (52%), que assegura a mesma rigidez com painéis de chapa mais finos e, logo, mais leves.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em termos estéticos, o novo modelo distingue-se facilmente do antigo. Para começar, passa a usufruir da nova grelha, introduzida pelo Arteon, acompanhada por grupos ópticos mais finos e rasgados, uma zona lateral mais elegante, definida pela linha do tejadilho e uns alargamentos nos guarda-lamas, com a traseira a surgir mais inclinada, para conferir ao modelo um maior dinamismo. A contribuir também para o bom aspecto estão as jantes, que têm 18 polegadas nas versões mais acessíveis, podendo atingir 21” nos modelos mais bem equipados.

[jwplatform uTEZxYCx]

O habitáculo é mais vasto e com melhores materiais, com o Touareg a passar a disponibilizar os mais recentes sistemas do Grupo Volkswagen no que respeita às ajudas à condução, segurança e entretenimento. Este último usufrui dos serviços de um grande painel táctil de 15 polegadas, que apesar de ser ligeiramente mais pequeno, faz lembrar o que equipa os Tesla.

[jwplatform qZ8oOQB8]

Os motores vão poder ser a gasolina ou diesel, com os clientes dos segundos a poderem optar pelo 3.0 V6 de 231 ou 286 cv, com a hipótese de recorrer ao imponente 4.0 V8 turbodiesel de 421 cv a não estar ainda afastada. A gasolina surge o 3.0 V6 de 340 cv, estando previsto para depois o híbrido plug-in, com uma potência combinada de 367 cv, versão destinada a ser oferecida nos mercados chinês e europeu.