Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado às 20h29 (hora de Portugal Continental) desta quinta-feira em Channel Islands Beach, uma região no sul do estado norte-americano da Califórnia. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o abalo teve origem a 16,8 quilómetros de profundidade e o epicentro foi identificado a 57 quilómetros do local afetado. O terramoto tenho sido sentido em Los Angeles. Não foi emitido alerta de tsunami, sublinha o instituto geológico.

A Califórnia é normalmente fustigada por sismos, alguns dos quais de grande magnitude, porque está na margem da placa norte-americana, que desliza horizontalmente na placa do Pacífico. Isso resulta num limite transformante, onde não há criação nem destruição de crosta terrestre, mas onde são registados muito sismos por causa da energia que as rochas vão acumulando em profundidade à conta desse movimento.

É deste limite que resulta a falha de Santo André, um complexo sistema de “rasgões” na crosta terrestre que testemunha o encontro entre a placa norte-americana e a placa do Pacífico e que atravessa quase toda a costa oeste dos Estados Unidos. Aqui já se registaram três sismos de grande magnitude e muito destrutivos: um em 1857 de magnitude 8 que matou duas pessoas, outro em 1906 de magnitude 7,6 que resultou em três mil mortes e um em 1989 de magnitude 7,1 que vitimou 63 pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR