A segunda edição do Games for Good, a única game jam de responsabilidade social em Portugal, decorre este fim-de-semana, de 13 a 15 de abril, no IADE. Num panorama em que as game jams — eventos em que uma série de criadores se encontram presencialmente ou online para desenvolver jogos com a mesma premissa em 48 ou 72 horas — se multiplicam pelo nosso país e pelo mundo, o Games for Good quis ser uma ferramenta de resposta à resolução dos problemas sociais.

Este ano, a organização do evento (constituída pela Universidade Europeia, Ludoteca e Bee Engineering), ligou-se ao Banco Alimentar contra a Fome, à União das Mutualidades Portuguesas, à Humanus e à Plataforma de Apoio aos Refugiados para que, durante este fim-de-semana, os artistas, game designers e programadores presentes possam criar videojogos que sirvam para apoiar de forma interatuva as causas destas organizações.

Além de ser uma game jam única e de gerar debate em torno das aplicações de gamificação aparentemente fora do espectro dos videojogos e dos objetos interativos, as organizações não-governamentais envolvidas vão poder perceber como é que os game devs conseguem pensar os problemas de um perspetiva exterior, sugerindo propostas que envolvam o público.

A game jam propriamente dita será dividida em dois segmentos: um destinado aos alunos do ensino secundário, que incluirá formações e workshops, e um segundo apontado para game devs profissionais e estudantes do ensino superior. As duas vertentes decorrerão em simultâneo e terão uma programação distinta, que poderá ser consultado na página do evento, aqui.

Ricardo Correia, Rubber Chicken

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR