Comida

Maio é mês de provas especiais de vinho e comida “independentes”

A mercearia Comida Independente, em Lisboa, vai inaugurar receber vários produtores ao longo do mês de maio. Vinho natural, porco Mangalica e quejio de cabra estão na ementa.

Diogo Lopes/Observador

A mercearia Comida Independente, que o Observador visitou poucos dias depois de ter inaugurado, prepara-se para um mês de maio em grande, com uma série de quatro dias exclusivamente dedicados ao que de melhor se produz em Portugal.

Dias 10, 17, 24 e 30 esta loja que mora perto da zona de Santos, em Lisboa, vai receber vários produtores nacionais que pretendem dar a conhecer aquilo que fazem. O fator que todas as datas partilham em comum é o vinho (biológico, biodinâmico e afins), é ele que será ponto de partida para as combinações que esta loja pretende fazer. Será assim a distribuição das iguarias:

10 de maio

António Marques da Cruz, da Quinta da Serradinha, vem de Leiria com os seus vinhos pronto para que eles façam a melhor companhia possível à carne de porco Mangalica (raça originária da Hungria que é tida como sendo a mais saborosa de todas) de Lucas Coesens, que, segundo a loja, será servida “em febras, banha temperada, presunto e outras variantes.”

17 de maio

Célia Rodrigues vem de Setúbal para apresentar as ostras raras que cultiva, especialmente as angulatas (de origem portuguesa), gigas (japonesas) e planas. A acompanhar tudo isto surgem os vinhos brancos secos e minerais que Pedro Marques, do Vale da Capucha, produz na zona de Torres Vedras.

24 de maio

Nesta 3ª edição, Tiago Teles vai proporcionar um momento especial: uma prova vertical dos seus vinhos gilda, degustação de vinhos iguais mas de anos diferentes. O objetivo será ver a forma como o néctar evolui de ano para ano. A juntar a isto há ainda as “criações suínas” de Manuel Jerónimo, criador da zona da Serra de Alcoutim que promete servir “mini cozido de grão” e “tosta de papada com tomate”.

30 de maio

Para a prova final está prevista uma surpresa de Vítor Claro, célebre chef de cozinha que deixou os tachos para se dedicar ao vinho. Adolfo Heriques, o conceituado produtor de queijos da zona de Maçussa, virá mostrar (e dar a provar) os seus produtos de origem caprina.

O objetivo por trás desta iniciativa prende-se com a vontade da Comida Independente em dar a conhecer as melhores matérias-primas do país e a forma como elas são transformadas. Os encontros foram pensados de forma a que curiosos e entendidos façam parte de um diálogo intimista, que pode variar consoante a abordagem que cada produtor quiser utilizar. A hora marcada para o arranque das festividades será sempre a 19h30, na própria loja, e estima-se que terminem perto das 22h. O preço será sempre o mesmo — 25€ por pessoa — e reservar (em geral@comidaindependente.pt) lugar é aconselhado.

Comida Independente
R. Cais do Tojo, 28, Lisboa
Reservas em: geral@comidaindependente.pt
Horários: 10, 17, 24 e 30 de maio, das 19h30 às 22h
Preço: 25 euros por pessoa

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: dlopes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)