A  moda das viagens ao estrangeiro no dia de Portugal parece ter vindo para ficar. É uma tradição iniciada pelo Presidente da República, e pelo Primeiro-Ministro, que este ano estarão nos Estados Unidos da América, e ganhou seguidores entre a oposição.  Do lado do PSD, Rui Rio assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na Guiné-Bissau, do lado do CDS, Assunção Cristas vai passar a data em Paris.

A visita de Rui Rio é a mais longa, vai decorrer entre 10 e 12 de junho e tem previstos contactos com a comunidade portuguesa, incluindo empresários. De acordo com o programa disponível no ‘site’ do partido, a agenda inclui ainda encontros com dirigentes políticos e visitas nas áreas da ação social, saúde e ensino.

A 10 de junho, o presidente do PSD marcará presença numa homenagem aos militares portugueses que morreram na Guiné-Bissau no cemitério de Bissau, visitando em seguida o orfanato Bambaram. Um encontro com o embaixador de Portugal na Guiné-Bissau e uma receção na Embaixada de Portugal com a comunidade portuguesa completam a agenda do primeiro dia.

No dia seguinte, Rui Rio terá encontros com o Presidente da República, José Mário Vaz, e o primeiro-ministro, Aristides Gomes, da Guiné-Bissau, visitará um hospital e terá um almoço-reunião com empresários e membros da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No último dia da visita, o líder do PSD tem encontros marcados com o presidente da Assembleia Nacional Popular, com a Comissão Parlamentar de Amizade Guiné-Bissau/Portugal e com o Partido da Renovação Social da Guiné-Bissau (PRS) e o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), este último ainda a confirmar. Uma visita à Faculdade de Direito completa o programa de Rui Rio.

Depois da participação nas reuniões do Partido Popular Europeu, em Bruxelas e em Sófia (Bulgária), esta será a primeira deslocação internacional do presidente do PSD, desde que foi eleito líder do partido em meados de janeiro e confirmado em Congresso um mês depois.

Já Assunção Cristas, que escolheu a capital francesa para assinalar a data, tem uma agenda bem mais curta, mas com o obrigatório contacto com a maior comunidade portuguesa fora de Portugal. O dia começa com uma missa, às 11h da manhã, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Paris. Segue-se depois o almoço, que vai decorrer em ambiente de festa, no Festival da Sardinha e da Criança, em Champigny.