10 de junho

10 de junho

O país onde não se pode fazer discursos /premium

128
O ‘cada macaco no seu galho’ não uma ideia consonante com uma democracia, onde se defende que cada macaco pode aspirar a qualquer galho. É antes uma visão do mundo reacionária e antidemocrática
10 de junho

A função social da esquerda /premium

616
Talvez a direita, noutros tempos, tenha tido o papel de nos lembrar que não somos todos iguais. As reacções ao discurso de João Miguel Tavares sugerem que essa função social é hoje da esquerda.
Crónica

Que fica do que passa? Nada? (E duas notas) /premium

Que foi preciso ir acontecendo de tão sulfúrico no país para ocorrer uma demissão da inteligência, da sensibilidade, da cidadania, da responsabilidade, desta envergadura?
10 de junho

A esquerda tem medo dos "padeiros de Portalegre"? /premium

2.869
A narrativa anti-JMT reflete bem a arrogância social, cultural, política e ideológica da esquerda bem pensante. Qualquer ideia diferente da sua é "populista", "anti-democrática" e "fascizante".
Crónica

Portugal, país-slime /premium

1.256
Estão a ver aquela massa viscosa com que as crianças se entretêm? O slime, claro. Portugal está a tornar-se num país-slime, onde os valores são moldados a gosto e a responsabilidade não existe.
10 de junho

Um discurso sobre a união do Estado /premium

816
Não tenho a certeza de que proferir umas verdades na cara da “casta”, a convite desta, sirva para incomodá-la ou avalizá-la. Ignoro se a ligeira heresia de JMT ajudou a legitimar um regime medíocre.
10 de junho

Português, com muita honra e orgulho

A nacionalidade representa muito mais do que o direito a um cartão de cidadão. A Nação é a comunidade de afetos de que falava Malraux. O eu coletivo que exulta com o sucesso próprio.
10 de junho

Caro João Miguel, somos o país que escolhermos ser /premium

2.815
É verdade: a corrupção vicia as regras do jogo e o elevador social está avariado. Mas não precisamos de um novo desígnio nacional, bastava-nos romper com o pântano moral das conveniências e compadrios
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo destaca importância do português no mundo

274
Marcelo afirmou que a História "é uma realidade" que temos de aceitar e sobre o possível ensino do crioulo em Cabo Verde e Portugal, o PR diz que o português é "um instrumento universal fundamental".
Presidente Marcelo

O que Marcelo não explicou no 10 de junho /premium

285
Se os portugueses são de facto “os melhores” individualmente, então porque é que, colectivamente, não conseguem o mesmo? Quais os bloqueios que impedem Portugal de ser tão bom como os portugueses?
10 de junho

10 de junho de 2020 comemora-se na África do Sul

343
O primeiro-ministro confirmou que as comemorações do Dia de Portugal em 2020 decorrerão junto da comunidade portuguesa na África do Sul. O arranque das comemorações acontece na Madeira.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo agradece a imigrantes cabo-verdianos

107
Marcelo concorda com António Costa: sem os jogadores com origem em Cabo Verde a seleção portuguesa de futebol não teria vencido o Campeonato da Europa e a Liga das Nações.
10 de junho

Líderes lusos e cabo-verdianos juntos na Praia

Depois das celebrações do dia de Camões, Portugal e Comunidades em Portalegre, os chefes de estado seguiram juntos para prosseguir as comemorações.
10 de junho

"Deem-nos qualquer coisa em que acreditar"

50.527
Foi um retrato duro aquele que o presidente da Comissão organizadora das celebrações do 10 junho traçou: um país "sem um objetivo claro", que sofre de amnésia e onde "o sonho se vai desvanecendo".
10 de junho

"Não podemos apagar os nossos fracassos coletivos"

1.955
No discurso do 10 de junho, o Presidente da República disse não querer apagar ou minimizar os problemas do país. Mas diz que somos "mais que fragilidades ou erros".
10 de junho

10 de junho. Comemorações começam em Portalegre

Comemorações do Dia de Portugal foram abertas este domingo, em Portalegre, com uma cerimónia de içar da bandeira nacional. Há "um compromisso" de Marcelo para, em 2020, a celebração ser na Madeira.
10 de junho

10 de junho. De Portalegre e Cabo Verde

196
Presidente da República e primeiro-ministro vão estar em Cabo Verde, nas comemorações do Dia de Portugal. Ainda antes, no domingo, a data assinala-se em Portalegre, com o içar da bandeira nacional.
10 de junho

O 10 de Junho dos Combatentes

1.433
A cerimónia transcende ideologias e não pretende rever o que a História decidiu, antes não retirar aos mortos dos 14 anos de guerra, e a todos que na defesa da pátria tombaram, o seu lugar na História
10 de junho

Comemorações do 10 de junho em Cabo Verde

No dia 10 de junho Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa terão um programa intenso em Cabo Verde, dividido pelas ilhas de Santiago e de São Vicente, com oito pontos de agenda num dia e meio.
Presidente da República

10 de junho. Comemorações em 2020 serão na Madeira

263
As comemorações do Dia de Portugal serão realizadas na Madeira em 2020. O Presidente da República decidiu não realizar as celebrações de 2019 numa Região Autónoma em ano de eleições regionais.
10 de junho

João Miguel Tavares e os snobes do 10 de junho /premium

1.688
Escolhido por ser natural do local das comemorações, JMT foi criticado por falta de "densidade"- uma acusação delirante vinda de quem andou a lamber as botas do provinciano José Sócrates durante anos.
10 de junho

10 junho. João Miguel Tavares dirige comemorações

2.473
As comemorações do 10 de junho, Dia de Portugal, vão decorrer entre Portalegre e Cabo Verde. O jornalista João Miguel Tavares colabora atualmente com o Público, o Observador, a TSF e a TVI.
10 de junho

Marcelo: 10 de Junho vai ser em Cabo Verde

321
Depois de França, Brasil e EUA, Marcelo anunciou hoje em Cabo Verde que vai passar aqui parte do Dia de Portugal onde visitará as cidades da Praia e do Mindelo.
Rui Rio

Rui Rio dança "à Marcelo" na Guiné Bissau

Há dois anos, Marcelo deu show numa escola portuguesa de Moçambique a dançar junto dos alunos. Agora foi Rio quem acompanhou crianças guineenses na dança. Foi mais discreto, mas deu um toque de twist.
10 de junho

Um dia contra Portugal? /premium

1.266
Catarina Martins não quer ver "reconhecida" a "enorme violência da expansão portuguesa", quer apenas usar a história para deslegitimar os regimes ocidentais -- e só esses.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: Estar perto das pessoas evita populismos

A intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa no parlamento estadual, em Boston, a propósito das comemorações do 10 de Junho, arrancou cerca das 10h45 locais.
10 de junho

Costa, EUA e Portugal: "Ambos amamos a liberdade"

António Costa manifestou esta segunda-feira a necessidade de continuar a "estreitar as relações entre Portugal e os Estados Unidos" e reforçou que os dois países têm "amor" pela democracia e liberdade
10 de junho

Marcelo: "EUA são grandes, mas Portugal é maior"

2.275
Nas comemorações do 10 de junho, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que em novembro volta a visitar os Estados Unidos. E referiu-se a Ronaldo como o melhor futebolista do mundo.
10 de junho

Comemorações de 10 de junho em 2019 em África?

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu a possibilidade de as comemorações do Dia de Portugal em 2019 se realizarem junto das comunidades portuguesas em África.
Assunção Cristas

10 Junho. Cristas come "boas sardinhas" em Paris

A presidente do CDS-PP assistiu a uma missa e comeu "boas sardinhas", em Paris. Remeteu também para a esquerda os comentários do Presidente sobre a necessidade de "bom senso" no Orçamento.
10 de junho

Macau terá participação em iniciativa chinesa

O chefe do Governo de Macau declarou que o território terá uma participação ativa na iniciativa chinesa "Uma Faixa, uma Rota", com base na sua característica de ponte entre a China e o Ocidente.
10 de junho

O que dizem os políticos do discurso de Marcelo

O PCP classificou de "discurso de circunstância" a intervenção do Presidente da República. O PS considera ser um discurso próprio do Dia de Portugal. CDS destaca a "coerência" das palavras.
10 de junho

Portugal prefere "acordos à "volúpia das rupturas"

O Presidente da República sinalizou, no Dia de Portugal, que o país prefere a "paciência dos acordos, mesmo se difíceis", à "volúpia das rupturas, mesmo se tentadoras".
Marcelo Rebelo de Sousa

"Vir aos Açores e não mergulhar é ofensivo"

1.064
O Presidente da República aproveitou uma pausa na agenda das comemorações do 10 de Junho para tomar banho em Ponta Delgada numa piscina urbana com água do mar.
10 de junho

Adufeiras de Monsanto atuam nas Nações Unidas

107
A deslocação das Adufeiras de Monsanto aos Estados Unidos da América surge na sequência de um convite do cônsul de Portugal em Newark. Ao todo vão ser realizados cinco espetáculos.
10 de junho

Rui Rio celebra Dia de portugal na Guiné-Bissau

O presidente do PSD escolheu a Guiné-Bissau para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Rio tem visita marcada entre 10 e 12 de junho. Já a líder do CDS escolheu Paris.
10 de junho

Dia de Portugal comemora-se nos Açores e EUA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou no ano passado que as comemorações do Dia de Portugal em 2018 iriam decorrer na Região Autónoma dos Açores e prosseguir nos Estados Unidos.
10 de junho

PR escolhe Teotónio de Almeida para 10 de junho

Presidente escolhe professor universitário de Brown, nos EUA, para presidir às comemorações do 10 de junho de 2018, que se vão realizar nos Açores e em Boston.
Portugal 2020

Um 10 de Junho diferente

Olivença está bem arranjada, nota-se ainda perfeitamente a sua traça portuguesa e o centro, monumentos e fortalezas, são portuguesas, fora de qualquer dúvida. Merece uma visita.
10 de junho

Dia de Portugal Argentina na lista de destinos

Buenos Aires na lista de possíveis cidades para as comemorações do Dia de Portugal. Primeiro-ministro elogiou a vitalidade das mais de duas dezenas de associações portuguesas existentes na Argentina.
10 de junho

Duas pessoas baleadas no 10 de junho nos EUA

111
Duas pessoas foram atingidas na madrugada de domingo no final das celebrações do Dia de Portugal em Newark, no Estado de Nova Jérsia, nos Estados Unidos.
António Costa

Exilados em Portugal ou no Brasil nunca mais

António Costa manifestou este domingo o desejo de portugueses e brasileiros nunca mais terem de recorrer ao exílio em consequência de regimes políticos.
10 de junho

Costa. Avião KC390 simboliza o futuro

668
O primeiro-ministro considerou este domingo que o novo avião militar K390, da Embraer, é o "símbolo" do que deve ser a cooperação bilateral futura entre Portugal e Brasil.
10 de junho

Costa. Com vontade política tudo acontece depressa

O primeiro-ministro congratulou-se com o objetivo estabelecido para que a futura Escola Portuguesa de São Paulo comece a funcionar no ano letivo de 2018/19, após 50 anos de espera.
10 de junho

Portugal e Brasil estão "unidos pela alma"

772
Na chegada ao Brasil, no âmbito das comemorações do 10 de junho, Marcelo deixou para Costa o "discurso do Governo" e dedicou-se ao "discurso do coração".
10 de junho

Costa defende reforço de direitos dos emigrantes

Como exemplo desta intenção do seu Governo, o primeiro-ministro falou, no Brasil, da proposta de lei sobre recenseamento automático e da lei da nacionalidade.
10 de junho

Marcelo e Costa estreiam avião militar

Presidente da República e primeiro-ministro viajam hoje entre São Paulo e o Rio de Janeiro, no âmbito das comemorações do 10 de Junho, no avião militar da Embraer, o KC-390, que substituirá os C-130.
10 de junho

Portugueses celebram o 10 de junho em Londres

Os recentes ataques de terrorismo em Londres e Manchester não intimidaram as dezenas de pessoas que este sábado aproveitavam o sol, a música e os grelhados na festa do dia de Portugal em Londres.
10 de junho

PNR rejeita rótulo de xenófobo e acusa Marcelo

1.063
O PNR acusou hoje o Presidente da República de usar "sempre os rótulos do costume" e considerou que Marcelo Rebelo de Sousa devia ter ido à Venezuela e não ao Brasil no 10 de Junho.
Marcelo Rebelo de Sousa

Afinal, Marcelo não se vai encontrar com Temer

O encontro que tinha sido anunciado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros foi cancelado devido a um "problema no programa" do Presidente brasileiro, explicou Marcelo.
10 de junho

Marcelo promulga diploma de acesso à nacionalidade

Presidente promulgou o diploma que regula o acesso à nacionalidade portuguesa por parte de netos de portugueses nascidos no estrangeiro. "Um sinal" que o país não esquece comunidades, diz.
10 de junho

Uma separação, um desmaio e pontualidade britânica

892
António Costa abandonou mais cedo as comemorações, para rumar ao Brasil via Lisboa, mas Marcelo foi o rei da festa. Na parada, os aplausos foram proporcionais ao aparato militar.
10 de junho

10 de Junho. O que Marcelo disse nas entrelinhas

703
Portugal é livre da "prepotência" do "pensamento único": elogio a Costa e crítica a Passos? O Presidente falou pouco. Mas isso não significa um discurso vazio. Veja aqui o que ele disse e quis dizer.
10 de junho

"Portugueses têm mistura notável de genes"

8.545
Sobrinho Simões é um reconhecido patologista mundial e presidiu à organização do 10 de junho. No discurso destacou a mistura genética nacional e avisou para a necessidade de o exemplo vir de cima.
10 de junho

Portugal "livre" de "dívida, sujeição, xenofobia"

1.571
O discurso de Marcelo durou cinco minutos. Neste 10 de junho, o Presidente da República disse que Portugal deve estar livre da "ignorância, pobreza, da injustiça, da divida, da sujeição" e xenofobia
10 de junho

Marcelo vai condecorar jovem militar de Baião

904
Um jovem militar de Baião, Tiago Silva Portela, recém-chegado de uma missão no Kosovo, vai ser condecorado este sábado por Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações do 10 de junho, no Porto.
10 de junho

Centenas de pessoas rodearam Marcelo no Porto

Largas centenas de pessoas rodearam o Presidente da República enquanto ele visitava as atividades militares complementares às comemorações oficiais do 10 de junho na Avenida dos Aliados, no Porto.
10 de junho

10 de Junho. Comemorações arrancam no Porto

As comemorações oficiais o Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas arrancaram às 10h30, no Porto, com o içar da bandeira nacional na Praça General Humberto Delgado.
10 de junho

10 junho. Marcelo e Costa centram-se no Brasil

O Presidente da República e o primeiro-ministro vão centrar "totalmente" na cultura e nas comunidades portuguesas as comemorações do Dia de Portugal, no Brasil, a partir de 10 de Junho.
10 de junho

Comemorações do 10 de junho no Porto e Brasil

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebram-se este ano no Porto e no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.
10 de junho

Dia de Portugal comemorado no Brasil

210
O próximo dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas será celebrado no Porto, mas também no Rio de Janeiro e São Paulo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo vai comemorar 10 de junho sempre fora

O Presidente da República prometeu que o 10 de junho vai ser comemorado, todos os anos, "em Portugal território físico e em Portugal território espiritual, fora do território físico".
10 de junho

Comemorações do Dia de Portugal no Brasil em 2018

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, avançou hoje com a possibilidade de o Dia de Portugal ser comemorado no Brasil em 2018, coincidindo com a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)