771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

10 de junho

País

O Mês do nosso Orgulho

Em vez de termos orgulho naquilo que cada um de nós hoje é não devíamos antes estar agradecidos aos que vindo antes de nós nos criaram as condições e nos deram os recursos para que o pudéssemos fazer?
Fact Check

António Costa no telemóvel enquanto toca o hino?

Publicação denuncia comportamento "indigno" do primeiro-ministro, por estar distraído ao telemóvel no momento em que toca o hino. Será verdade? Transmissão da cerimónia do 10 de junho diz o contrário.
Fact Check

10 de junho. PM ao telemóvel durante o hino?

Momento em que António Costa mexe no telemóvel na cerimónia do 10 de junho não foi registado enquanto tocava o hino nacional, mas sim durante a parada militar. Gabinete do PM desmente publicação.
Fact Check

Mulher de Costa reformou-se aos 55 anos?

Fernanda Tadeu aderiu ao programa de rescisões por mútuo acordo de docentes em 2014. Esta possibilidade, criada pelo Governo PSD/CDS, previa uma compensação, mas impede reforma antecipada.
António Costa

10 de Junho, dia de usar a desculpa da raça

Este caso pode não provar que em Portugal há racismo institucional, mas mostra que há racismo inchuchional, que é o racismo decretado por alguém que diz “inchuchional” em vez de “institucional”.
Socialismo

O mau gosto do socialismo

A julgar pelos juristas que acham os cartazes dignos de pena (de prisão), não tarda que a sanção se torne de facto penal. O episódio da Régua foi um teste, e correu bem ao PS.
10 de junho

Cartaz monopolizador da atenção pública

O desvio de atenção desta luta para uma questão de racismo é despropositado e serve apenas o interesse do governo em mascarar um problema social premente que continua sem resolução.
10 de junho

O 10 de junho numa democracia envenenada

Portugal vai-se dividindo em dois países — o da bolha que se entretém com a pequena política, e o dos cidadãos que se sentem à margem. Eis uma atmosfera tóxica na República, que se afunda no populismo
10 de junho

A questão dos cartazes de mau gosto

Os cartazes já tinham sido usados noutras manifestações, o que pode significar que o primeiro-ministro se serviu de um momento mediático para subverter o cerne da questão que é a luta dos Professores.
Noticiário

13h. Galamba. "Não me sinto um ramo morto"

João Galamba garante que não se sente um "ramo morto", uma expressão usada pelo PR no discurso de 10 de junho. Ainda neste jornal, Portugal foi o 2º pais mais afetado pelos incêndios no ano passado.
Sindicatos de Professores

A vossa luta é justa, não a tornem indigna

O que vimos em Peso da Régua foi a instrumentalização de uma classe por alguns minutos de fama em forma de nariz de porco, que lhes pode custar o que numa luta nunca se deve perder: respeitabilidade.
Estados Unidos da América

Blinken destaca bom relacionamento com Portugal

O secretário de Estado norte-americano vê em Portugal "um parceiro para enfrentar os desafios globais" garantido que confia no país lusófono e que espera que a aliança que têm seja "por muitos anos".
Contra-Corrente

As zangas de Costa e Marcelo, e as zangas do povo

Será que João Galamba foi à Régua para ser assobiado? Será ele um dos “ramos mortos” a que se referiu o Presidente? E por que se indignou António Costa com uma caricatura que já por aí anda há meses?
E o vencedor é...

Marcelo e Costa que façam o TPC para o 10 de Junho

Celebrações do 10 de Junho? A corte visita o reino e súbditos. Sete anos depois do PM segurar o guarda-chuva ao PR, o que mudou? A machadada aos professores e a sonsice de Mário Nogueira/André Pestana
10 de junho

Professor que fez o cartaz de Costa é da Fenprof

O autor do cartaz que Costa chamou de "racista" rejeita as acusações. Pedro Brito pertence ao Sindicato dos Professores da Zona Sul, da Fenprof, mas assume a ilustração como sua e não do sindicato.
10 de junho

Portugal: faz sentido continuar a existir?

Todos conheceremos alguns portugueses a desejar que a Península fosse um só país (já que ser uma só Nação seria impossível). Os que conheço e assim pensam são todos formados em Gestão ou Economia.
Diáspora

Marcelo reuniu-se com Conselho da Diáspora

Associação tem como presidente honorário o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, como vice-presidente honorário o ministro dos Negócios Estrangeiros e como presidente fundador Filipe de Botton.
10 de junho

Mendes diz que professores "deram tiro no pé" 

Comentador social-democrata dá razão à "esmagadora maioria" das reivindicações dos professores, mas condena forma de luta. Classifica de "censurável" e "inaceitável" caricatura de Costa em cartazes.
10 de junho

Vídeo mostra Costa irritado com professor

Primeiro-ministro confrontou um professor que protestava no 10 de junho com um cartaz que considerou “racista”. Imagens mostram o momento que marcou as cerimónias.
Noticiário

14h.FNE demarca-se dos cartazes usados no 10 junho

Os cartazes que mostram António Costa retratado como um suíno com dois lápis espetados nos olhos. Ainda neste jornal, também Mário Nogueira garante que a FENPROF não utilizou esta imagem.
Noticiário

7h. Marcelo afasta alusão a Galamba em discurso

Presidente da República garante que não estava a pensar em ninguém em concreto quando disse que era preciso "cortar os ramos mortos" no país.
António Costa

Um dia para Portugal esquecer

Depois do que aconteceu este ano nas celebrações do Dia de Portugal só nos resta exigir a Costa e Marcelo que doravante celebrem o 10 de Junho fora. De preferência longe, muito longe.
Noticiário

21h. Marcelo quer Portugal preparado para o futuro

Numa prova de vinhos no Peso da Régua, PR mantém-se à margem das polémicas do dia. Ainda neste jornal, Zelensky confirma que está em marcha uma contraofensiva militar.
10 de junho

Costa irritado, Galamba vaiado e Marcelo feliz

A manhã do 10 de Junho começou com Galamba a ser vaiado e Costa aplaudido, mas Costa acabaria por ter momento tenso ao chamar "racista" a um professor. Marcelo avisou Governo com metáfora arborista.
Noticiário

15h. António Costa acusa professor de racismo

Costa fez um longo percurso a pé em Peso da Régua acabando por se envolver numa altercação. Ainda neste jornal, Montenegro não quis comentar diretamente as palavras do PR.
10 de junho

O km de tensão entre Costa, Fernanda e professores

António Costa enfrentou críticas durante um quilómetro, mas no fim não resistiu a responder e acusou um manifestante de "racista". A sua mulher também se exaltou com manifestantes.
10 de junho

Entrelinhas. O "ramo morto" Galamba e o novo viço

Presidente não cumpriu a promessa de não fazer referências à atualidade no discurso do 10 de junho e, de forma indireta, sugeriu a saída do vaiado Galamba e um novo começo do Governo.
Noticiário

14h. Protesto dos professores marcaram a cerimónia

António Costa parou mais de uma vez para trocar argumentos com os professores. Ainda neste jornal, IL considera uma provocação a presença de Galamba nas cerimónias do 10 de junho.
Noticiário

13h.Marcelo não resiste e deixa recados ao Governo

No discurso do Dia de Portugal, PR pediu a resolução dos problemas internos para que o país possa continuar a ser influente. Ainda neste jornal, João Galamba foi assobiado pela população.
Noticiário

11h. Galamba assobiado na cerimónia do 10 de junho

Começam a esta hora as cerimónias oficiais do 10 de junho. Ainda neste jornal, a partir de agora, nenhum recém-nascido poderá sair da maternidade sem registo e número de utente.
10 de junho

Galamba vaiado por populares no 10 de junho

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, foi vaiado por populares à chegada ao Peso da Régua. António Costa, Santos Silva e Marcelo foram aplaudidos.
Noticiário

9h. Terminam hoje as celebrações do 10 de junho

Em Peso da Régua, o dia vai contar com discursos do Presidente da República e do presidente da Comissão Organizadora das Comemorações, o enólogo João Nicolau de Almeida.
10 de junho

Costa falta a cocktail com Marcelo, PR desvaloriza

Presidente desvaloriza a ausência de Costa e diz que já não contava com primeiro-ministro no primeiro dia de comemorações em solo nacional. Horas antes tinha sugerido que Costa mudasse de posição.
10 de junho

Ambição, investimento e uma alternativa de Governo

No dia de Portugal devemos refletir sobre as dificuldades económicas mas também sobre oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Com uma visão clara, políticas ambiciosas e investimentos certos.
Noticiário

00h. 10 de junho. PR desvaloriza ausência de Costa

O Presidente da República sublinha que o Governo esteve representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, e lembra que, tradicionalmente, o primeiro-ministro não participa neste primeiro dia.
Noticiário

22h. 10 de junho na Régua é "marco para o Douro"

José Manuel Gonçalves considera que a escolha de Peso da Régua foi uma homenagem à região, e garante que a aposta no desenvolvimento da cidade não vai ficar por aqui.
Noticiário

21h. Marcelo volta a deixar recados a Costa

O PR não tinha agenda pública mas passou a tarde nas ruas do Peso da Régua, cidade que acolhe as comemorações oficiais do 10 de junho. Ainda, as reações à greve dos funcionários judiciais.
10 de junho

PR mede Peso da Régua e acredita que Costa mude

O Presidente da República enviou recados aos comentadores que queriam que dissolvesse a Assembleia da República, mas mostrou-se otimista a que Costa ainda mude.
Presidente Marcelo

Montenegro avisou Marcelo sobre carta de Costa

Presidente da República não se pronuncia, para já, sobre carta que líder da oposição enviou ao primeiro-ministro, mas avisa que irá falar quando comissão de inquérito deixar de estar "em curso".
Contra-Corrente

10 de Junho: elogios, emigrantes e exageros

Em vésperas de 10 de Junho, o PR anunciou que somos “o maior e o melhor país do mundo” e declarou que os emigrantes estão a "criar todos os dias Portugal". Slogans à parte, o que há de verdade nisto?
10 de junho

Marcelo e Costa em Peso da Régua no 10 de junho

Peso da Régua conta com a presença de Marcelo e Costa nas comemorações do 10 de junho onde irá acontecer a cerimónia militar do hastear da bandeira nacional na praça do município.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos