Algures no segundo semestre do próximo ano, a Volvo vai dar o pontapé de saída na mobilidade 100% eléctrica, com o lançamento do seu primeiro modelo alimentado exclusivamente a bateria. A escolha do construtor sueco recaiu no XC40, SUV compacto cuja variante movida a electricidade deverá ser produzida na China, numa das três fábricas que a Geely, a detentora da Volvo, aí possui (Daqing, Chengdú ou Luqiao).

A informação é avançada pela britânica Autocar, com base nas declarações do chefe de Design da Volvo. Thomas Ingenlath marcou presença na revelação do novo S60, que se realizou ontem, na primeira fábrica da marca nos EUA, e aí confessou que a estratégia eléctrica do fabricante escandinavo não vai enveredar por caminhos “exóticos”, ou seja, a marca prefere concentrar-se naqueles que são os actuais modelos da sua gama e, progressivamente, lançar as respectivas declinações eléctricas.

De acordo com as informações voluntariadas por Ingenlath, a chegada ao mercado do XC40 a bateria só ocorrerá depois de a recém-autónoma Polestar introduzir o segundo modelo do portefólio que tem planeado, composto por quatro produtos (um coupé, um sedan, um crossover e um descapotável). Recorde-se que a antiga divisão desportiva da Volvo já lançou o coupé híbrido, o Polestar 1 (cerca de 150.000€ em Portugal), devendo dar a conhecer um rival para o Tesla Model 3 no próximo ano. Será o Polestar 2, que tem prioridade face ao XC40 eléctrico. Este, por sua vez, precede o pequeno SUV da Polestar, que chegará lá para 2020, a confirmarem-se os planos da marca.

O chefe de Design da Volvo adiantou ainda que o primeiro modelo 100% eléctrico da marca vai oferecer diferentes versões, o que significa que vai montar na plataforma CMA um esquema de baterias modulares flexível. Com isso poderá oferecer diferentes alternativas aos clientes, em termos de potência, performance e autonomia. De acordo com Ingenlath, a Volvo pretende que versão de topo possa percorrer 500 km com uma única carga.

Depois do XC40, será a vez de o XC90 receber também a sua variante eléctrica, a qual se prevê que comece a ser produzida em 2021, precisamente na fábrica que a Volvo acaba de inaugurar nos EUA, em Charleston, na Carolina do Sul.

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