Na tentativa de combater o tráfico sexual, o congresso americano aprovou dois pacotes legislativos, o SESTA e o FOSTA. As duas propostas visam combater sites como o Craigslist, onde o tráfico sexual acontecia de forma idêntica aos anúncios classificados dos jornais impressos. No entanto, representantes ligados à indústria sexual já vieram salientar que tais medidas podem incentivar aquilo que tentam combater, levando estas práticas para a clandestinidade.

O que pretendem estas leis na verdade? Até à data, sites como o Facebook ou o Twitter não eram responsabilizados pelo conteúdo partilhado pelos seus utilizadores. No fundo, tinham imunidade num país onde a prostituição é ilegal. Depois da aprovação do pacote legislativo, os sites irão passar a ser responsabilizados pelos conteúdos partilhados nas suas plataformas, o que afeta diretamente, entre outros, o Craigslist.

O site de classificados onde se pode comprar de tudo um pouco, desde mobília a animais de estimação, é particularmente afetado. Em comunicado a empresa afirmou que não podem “correr riscos sem por em causa todos os nossos restantes serviços, por isso, é com pena que anunciamos que vamos mandar abaixo a secção de anúncios pessoais. Esperamos trazê-la de volta uma dia.” O site acrescentou ainda: “Para os milhões de esposos, parceiros e casais que se conheceram através do Craigslist, mdesejamo-vos muita felicidade!”

O Craigslist é conhecido na sociedade americana sobretudo por ser dos primeiros sites de relacionamentos da era digital, antes de existirem aplicações como o Tinder ou o Happn.

As novas leis não afetam somente os sites onde são publicados anúncios de relacionamentos. A  International Entertainment Adult Union (IEAU), o sindicato internacional da indústria para adultos, publicou um comunicado em que se pronuncia sobre o ataque aos trabalhadores e não às empresas em si.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A IEAU condena qualquer forma de sexo não-consensual. No entanto, reconhecemos que muitas pessoas da indústria ligados ao sexo legal estão a ser postas em perigo e a ser empobrecidas por estas ações. Os únicos verdadeiros vencedores são os políticos hipócritas demasiado preguiçosos para resolver os problemas.”

A organização afirmou ainda que a senadora democrata Elizabeth Warren e o senador republicano Marc Rubio apoiaram um projeto de lei que obrigava os bancos a fechar as contas legais e ilegais de todos os trabalhadores ligados à indústria.

O site Patreon, que permite aos trabalhadores receber doações de subscrições pelo seu trabalho, tem seguido essa tendência e tem fechado as contas de centenas de utilizadores, desde pessoas que trabalham com webcams a outras ligadas a estúdios pornográficos independentes.

Um estudo publicado pela Universidade de Baylor, no Texas, apontou um outro benefício do uso desses sites. “Todas as cidades em que esta plataforma estava a implementar sua secção de serviços eróticos reduziram a taxa de homicídios femininos em até 17,4%, em média, em comparação com outros lugares onde esta seção não havia sido lançada”, pode ler-se no estudo de Scott Cunningham.

Uma das grandes preocupações dos trabalhadores da indústria para adultos é a de que, como resultado destas leis, o seu trabalho se torne cada vez menos seguro. Em alternativa aos sites atualmente usados muitos utilizadores dizem que irão migrar para lugares mais obscuros da Internet, ou para as ruas, como forma de contornar a lei.