Comércio

Presidente da República sul-africano, Cyril Ramaphosa, quer reforço dos laços comerciais com o Brasil

Os chefes de Estado do Brasil e África do Sul acordaram em reforçar as relações de cooperação, particularmente na área comercial, com destaque para o setor agropecuário.

MIKE HTUCHINGS / POOL/EPA

Autor
  • Agência Lusa

Os chefes de Estado do Brasil e África do Sul acordaram esta quinta-feira em reforçar as relações de cooperação, particularmente na área comercial, com destaque para o setor agropecuário. “Tratámos do incremento das relações, não apenas comerciais, que aumentaram 17% entre 2016 e 2017, e até disse ao Presidente da África do Sul que queria muito estar com ele logo após visitar a Fundação Nelson Mandela”, disse o chefe de Estado brasileiro à imprensa.

O encontro de Michel Temer com o o seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, teve lugar no final do dia após as plenárias da 10.ª Cimeira BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Joanesburgo. O Presidente brasileiro disse que os dois líderes aproveitaram também a oportunidade para recordar a memória do Nelson Mandela, líder histórico do ANC e primeiro Presidente da África do Sul democrática.

“A história de Nelson Mandela é uma história que marca não só a África mas o mundo todo. E marcou muito o Brasil porque quando eu era presidente da Câmara, recebi o então Presidente Mandela”, disse. Michel Temer classificou a 10.ª Cimeira BRICS na África do Sul como a “mais produtiva de todas” em que participou.

Em declarações à Lusa, o ministro da Agricultura do Brasil, Blario Maggio, adiantou que a África do Sul mostrou interesse em enviar um equipa de especialistas ao Brasil para desenvolver parcerias no setor da agropecuária. “Querem conhecer um pouco do que a gente faz na agricultura, na pecuária, principalmente a relação dos pequenos agricultores rurais, como eles se organizam em cooperativas e acessar os mercados”, explicou sem precisar datas.

O ministro Blario Maggio disse ainda que o Presidente Cyril Ramaphosa manifestou a intenção de visitar em breve o Brasil, para estreitar as relações de cooperação comercial e de investimento entre os dois países. “O Presidente Ramaphosa falou dessa possibilidade que quer organizar essa viagem e o Presidente Temer disse que seria muito bem-vindo ao Brasil”, disse à Lusa.

Os líderes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul assinaram esta quinta-feira um acordo de sede de banco do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do BRICS, para a abertura de uma sucursal regional em São Paulo e um escritório em Brasília, e dois memorandos de entendimento na área da aviação comercial e do ambiente.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)