786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Está demasiado calor ou é só mesmo o verão? Meteorologistas explicam

Este artigo tem mais de 5 anos

Há quem não durma de tanto calor que está à noite e há quem diga que temperaturas como estas são normais todos os anos. Este calor é excessivo ou o verão está apenas a chegar a Portugal?

i

José Carmo

José Carmo

Enquanto uns portugueses se queixam de um calor maior do que a encomenda, outros dizem estar habituados às temperaturas que fazem subir o mercúrio dos termómetros até perto dos 50ºC. E se uns admitem sofrer com estas condições meteorológicas, outros relativizam e garantem que o tempo de cortar a respiração é apenas sintoma de um verão que chega atrasado. Certo é que o calor chegou, não só por causa do anticiclone dos Açores, mas também por causa de uma massa de ar quente vinda de leste, como descreve o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Mas afinal quem tem razão: está mesmo mais calor do que é normal ou estas temperaturas só testemunham a chegada de um verão que tardou em aparecer?

Até agora o verão ainda não tinha assentado em Portugal porque o anticiclone dos Açores estava demasiado deslocado para servir de barreiras aos ares frios que podiam chegar ao território nacional. Para entender como é que isso acontece é preciso consultar o glossário do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Segundo esse dicionário, os anticiclones são centros de alta pressão atmosférica onde o ar das camadas mais superiores da atmosfera afundam e aquecem, impedindo os movimentos que poderiam levar à formação de nuvens e de chuva.

No caso particular do anticiclone dos Açores, esse centro de alta pressão fica mesmo por cima do arquipélago português homónimo e é tão grande que consegue influenciar o tempo não só na Europa, mas também em África e na América. É por causa dele que o deserto do Sahara é tão seco, que há ciclones no mar das Caraíbas e na América Central e que o verão por cá é tão quente como sabemos. Normalmente quando chega o verão, a pressão atmosférica do anticiclone dos Açores aumenta para 1.024 milibares e direciona-se para a Península Ibérica, provocando temperaturas altas e ondas de calor na costa leste dos Estados Unidos.

Este ano, no entanto, o comportamento do anticiclone dos Açores mudou. Em vez de permanecer por cima do arquipélago português como costuma fazer no verão, ele deslocou-se muito mais para oeste do que é normal, abrindo espaço para que as correntes de ar mais frescas chegassem a Portugal quando deviam ter sido bloqueadas pelo centro de alta pressão. Isso, a juntar ao facto de ter havido outro anticiclone no norte da Europa que encaminhava todo o ar quente vindo da região do Mediterrâneo para lá, fez com que o tempo ficasse todo trocado: cá estava o tempo que costuma estar no Reino Unido ou na Suécia nesta altura do ano; e lá estava o calor que costuma fazer em Portugal. No fundo, quem fez piadas sobre como o verão tinha tirado férias tinha mesmo razão.

Imagens da NASA mostram como a onda de calor mudou a cor da Europa

Apesar de tudo isto, o calor regressou ao país praticamente de um dia para o outro. As temperaturas que com ele vieram desafiam agora os registos mais altos alguma vez feitos em Portugal. No fundo, esse calor só expressa o verão naturalmente português a voltar a casa porque o anticiclone dos Açores, que estava demasiado a oeste, voltou para cima do arquipélago português. Ricardo Tavares, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, explicou ao Observador que “o que está a acontecer é que o anticiclone dos Açores está a regressar à posição mais normal para esta época do ano”. Neste sentido, é verdade que este calor é meramente o verão.

No entanto, tanto calor não é normal, mesmo considerando as altas temperaturas que costumamos registar em Portugal: valores como os que têm sido verificados nas últimas 24 horas estão 5ºC acima daquilo que é considerado normal para o verão no país, por isso é que os meteorologistas sublinham que este calor é “extremo” e “gravíssimo”. Esta sexta-feira, por exemplo, espera-se uma máxima de 48ºC no Vale da Morte, um valor que está apenas 1ºC acima da temperatura mais alta prevista no país: 47ºC em Reguengos de Monsaraz, Évora e Portel.

Esses 5ºC a mais nas nossas temperaturas não significam que estejamos a atravessar uma onda de calor, um fenómeno a que o país está habituado a assistir. Como o Instituto Português do Mar e da Atmosfera segue as indicações da Organização Meteorológica Mundial, então os nossos meteorologistas e climatólogos partem do princípio de que esse fenómeno só se verifica quando a temperatura está 5ºC acima da média durante pelo menos seis dias consecutivos. Em alguns sítios, essa diferença térmica é superior a esta mas não está previsto que se mantenha durante mais do que quatro dias: o calor extremo começou na quarta-feira, mas só se deve arrastar até domingo. No entanto, as previsões podem errar e o aviso vermelho devido ao calor até já foi prolongado até domingo à tarde. Se estas temperaturas se mantiverem até terça-feira, então sim os climatólogos assumem que estamos numa onda de calor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora