791kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

PSD não veta Le Pen mas sugere que PS e Bloco retirem apoio à Web Summit

Este artigo tem mais de 5 anos

O PSD não quer interferir nos convites da Web Summit, mas diz que se PS e BE estão incomodados com a presença da líder da Frente Nacional só têm um caminho na CML: "Retirar patrocínio à Web Summit".

i

SEBASTIEN NOGIER/EPA

SEBASTIEN NOGIER/EPA

O presidente da concelhia do PSD/Lisboa, Paulo Ribeiro, disse ao Observador que o partido não se pronuncia sobre a presença da líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, na Web Summit, uma vez que o encontro é um “evento privado, com organização privada” e, por isso, “é a organização que decide quem convida ou deixa de convidar”. Ainda assim, Paulo Ribeiro — líder da concelhia que coordena a ação política dos vereadores por Lisboa — acrescenta que “se a esquerda, o PS e o Bloco de Esquerda, que têm maioria na câmara, estão incomodados com a presença de Le Pen só têm uma opção: ou patrocinam a vinda e assumem isso ou retiram o patrocínio ao evento“.

O PCP, através do gabinete de imprensa dos vereadores na CML, afirma em declarações ao Observador que “só pode merecer condenação que a pretexto da Websummit  – uma cimeira que promovida a partir de uma dimensão tecnológica afinal expressa os interesses e objetivos do grande capital – se promova a  ideologia e figuras proeminentes da extrema-direita”. Para o PCP este “facto [é] tão mais inaceitável quando se está perante uma iniciativa realizada em Portugal com apoios públicos.”

O Bloco de Esquerda — que faz parte da maioria no executivo municipal — exigiu já esta terça-feira que o Governo e a Câmara Municipal de Lisboa tomem posição sobre o convite da Web Summit a Le Pen. A deputada e dirigente bloquista Isabel Pires considerou que “não é aceitável que dinheiros públicos possam ser utilizados para, na verdade, ajudar Marine Le Pen a ter mais uma plataforma para passar mensagens de xenofobia e de racismo, como é a sua linha política.” Apesar de reconhecer o direito da Web Summit a escolher de forma de independente os convidados, Isabel Pires exige um debate político que permita vedar a participação de Marine Le Pen.

BE diz que convite da Web Summit a Le Pen “não é aceitável”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vários dirigentes do Bloco começaram desde logo a criticar a vinda de Marine Le Pen. O dirigente e antigo candidato à câmara de Loures, Fabian Figueiredo, acusou a Web Summit de estar “apostada em contribuir para a normalização da extrema-direita” e considerou o convite da organização “um insulto” aos portugueses.

Também o dirigente e deputado José Manuel Pureza criticou a escolha da Web Summit e aproveitou para mandar uma “bicada” a António Costa.

Mais longe foi o deputado socialista e ex-porta-voz do PS, João Galamba, que prometeu mesmo agir para impedir a presença de Marine Le Pen no Web Summit. “Não se juntam, não, que a gente não aceita. Normalização de fascistas já ultrapassa em muito o aceitável”, atirou o socialista.

A eurodeputada socialista Ana Gomes também já comentou esta terça-feira o assunto, dizendo que “não é tolerável”, acusando a Web Summit de estar “numa de normalizar o fascismo”.

Existe também já uma petição a correr para impedir a participação de Marine Le Pen Web Summit. A associação SOS Racismo emitiu um comunicado na segunda-feira a dizer, sobre a ida de Marine Le Pen ao evento, que “não se trata de escolher entre liberdade de expressão e censura, mas sim, entre a democracia e o ódio racial”. No mesmo comunicado a SOS Racismo “condena o convite a Marine Le Pen” e “exige a retirada do convite à líder da extrema-direita francesa e que todas entidades envolvidas na organização do WebSummit tomem publicamente posição”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora