787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Qual o nível mais seguro de consumo de álcool? "Não beber nada", diz estudo

Este artigo tem mais de 5 anos

Um estudo elaborado por investigadores do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde, nos Estados Unidos, contraria uma regra que muitos tinham como certa: afinal, um copo vinho não faz assim tão bem.

i

FILIP SINGER/EPA

FILIP SINGER/EPA

Beber álcool de forma moderada traz benefícios para a saúde? Segundo um estudo intensivo publicado na revista Lancet, não é bem assim. O relatório elaborado por investigadores do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde (IHME) revelou que até mesmo apenas um copo de álcool é prejudicial para a saúde, não havendo um nível de consumo seguro.

Os investigadores analisaram os níveis de consumo de álcool e os efeitos na saúde em 195 países entre 1990 e 2016, utilizando os dados de 694 estudos sobre a rotina de consumo e 592 sobre os riscos na saúde de 29 milhões de pessoas. E concluíram: dos dados de 100 mil abstémios (pessoas que não bebem álcool) que analisaram, 914 desenvolveram doenças tipicamente associadas ao consumo de álcool, como o cancro e outro tipo de lesões. Se for uma bebida por dia, esse número subia para mais quatro pessoas que desenvolveram uma doença ao final de um ano.

Segundo Max Griswold, o autor principal do estudo, citado pelo The Guardian, os riscos aumentam quanto mais bebidas forem consumidas: se forem duas bebidas o número sobe para mais 63 pessoas e se forem cinco ou mais bebidas, aumenta para mais 338 pessoas que sofreram de uma doença.

O consumo de álcool é um grande fator de risco para doenças e causa a perda substancial de saúde. Descobrimos que o risco de mortalidade, especificamente de cancro, cresce com o aumento dos níveis de consumo, e o nível do consumo específico que minimiza a perda de saúde é zero“, lê-se no documento.

Os investigadores admitem que um copo de vinho, por exemplo, ajuda a proteger de doenças cardíacas, mas os riscos inerentes ao consumo, mesmo que seja mínimo, ultrapassam os benefícios. Acrescentam ainda que 27,1% das causas de morte nas mulheres e 18,9% nos homens com mais de 50 anos estão relacionadas com os seus hábitos de consumo de bebidas alcoólicas. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dinamarca lidera a lista dos países que consomem mais álcool

O estudo dá ainda alguns dados sobre o consumo de bebidas alcoólicas a nível mundial e confirma que, em 2016, 2.8 milhões de mortes foram provocadas pelo consumo de álcool, tendo sido o fator de risco dominante para a morte prematura no grupo de pessoas entre os 15 e os 49 anos.

Uma em cada três pessoas, ou 2.4 biliões de pessoas, bebem álcool. E é na Dinamarca onde se bebe mais (93,5% das mulheres e 97,1% dos homens), ao contrário do Paquistão e do Bangladesh, que são os países com menor percentagem — no Paquistão apenas 0,8% dos homens bebem e no Bangladesh só 0,3% das mulheres consomem bebidas alcoólicas.

Em termos de quantidade de bebidas diárias consumidas pelos homens, Portugal surge em segundo lugar com uma média de sete bebidas por dia, logo a seguir à Roménia (oito bebidas) e antes do Luxemburgo (também com sete bebidas). Em relação às mulheres, Portugal não faz parte dos dez primeiros, com duas bebidas diárias.

Os autores do estudo consideram que é necessário “rever as políticas de controlo do álcool e os programas de saúde e considerar as recomendações de abstenção do álcool”, incluindo impostos sobre as bebidas alcoólicas, a quantidade disponibilizada, as horas de venda e o controlo da publicidade.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora