Um sismo de 7,0 na escala de Richter foi sentido esta madrugada a cerca de 250 quilómetros da cidade de Puerto Maldonado, no Peru, perto da fronteira com o Brasil. A informação foi confirmada pela Proteção Civil peruana.

O abalo foi registado por volta das 4h da manhã (hora local, 10h em Lisboa). De acordo com o Serviço Geológico norte-americano, o USGS, o abalo terá sido de 7.1.

Não há para já registo de feridos ou mortes. O responsável pelo Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru, o general Jorge Chávez, explicou ao órgão local Latina por que razão o abalo terá provocado poucos danos: “Devido à profundidade do sismo [616 quilómetros], o impacto é menor”, explicou, já que o ponto de origem do sismo — o epicentro — foi bastante profundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As autoridades peruanas não acionaram nenhum alerta de tsunami. Segundo a agência Reuters, as autoridades chilenas também descartaram a possibilidade de se registar algum tsunami na costa do Chile.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Chile, Roberto Ampuero, anunciou no Twitter a sua “disponibilidade para cooperar” caso seja necessário. “Transmitos aos nossos irmãos peruanos a nossa solidariedade”, declarou.

Este é o segundo sismo a abalar a América do Sul nas últimas 24 horas. No dia anterior, a Venezuela também tinha registado um sismo de 6.3 na escala de Richter.