O PS é o primeiro partido a dar início às tradicionais ‘rentrées’ após as férias de verão, com o secretário-geral socialista, António Costa, a discursar numa “festa” em Caminha.

O discurso do líder socialista e primeiro-ministro está marcado para as 17h00, depois da intervenção do presidente da Federação do PS de Viana do Castelo e autarca de Caminha, Miguel Alves.

No ano passado, na ‘rentrée’ socialista, que se realizou em Faro, o Orçamento do Estado fez parte do discurso de António Costa, que garantiu a continuação do aumento do rendimento disponível das famílias e anunciou a introdução de mais escalões no IRS, “para que quem ganhe menos, pague menos”.

Este ano, a resolução do descongelamento das carreiras dos professores e o aumento das pensões têm sido duas das principais reivindicações de comunistas e bloquistas, partidos que assinaram em 2015 acordos parlamentares com o PS, juntamente com o partido ecologista “Os Verdes”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os incêndios também poderão voltar ao discurso do líder socialista, menos de um mês depois do maior fogo deste ano, que deflagrou em Monchique, no Algarve, em 3 de agosto e só foi dominado no dia 10.

Na ‘rentrée’ socialista do ano passado, dois meses depois do fogo de Pedrógão Grande que provocou 66 mortos, 253 feridos, destruiu cerca de 500 casas e 50 empresas, António Costa acusou PSD e CDS-PP de nada terem feito pela floresta quando estiveram no Governo, lamentando ter sido preciso “chegar a tragédia” para acordarem e entrarem no debate.

Nos últimos meses, os problemas nos serviços públicos, nomeadamente nos setores da saúde e dos transportes, têm sido alvo de bastantes críticas ao Governo por parte da oposição, com a situação da ferrovia a ‘aquecer’ o debate das últimas semanas.

Antes da “Festa de Verão”, que terá as tradicionais tasquinhas e a música do Grupo de Bombos de Gondar, Grupo de Gaiteiros de Rio Mouro, Grupo de Baile Tradicional de Castro Laboreiro, Grupo Folclórico das Lavradeiras de Orbacém e Rusga dos Amigos de Sá, o secretário-geral do PS terá um almoço com mulheres socialistas.

Para o próximo fim de semana, em 01 de setembro, será a vez de o PSD fazer a sua ‘rentrée’, com um almoço popular no Barrocal Algarvio, em Querença (Loulé). Na semana seguinte, entre 03 e 09 de setembro, voltará a realizar-se a Universidade de Verão da JSD, em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, que será encerrada pelo líder social-democrata, Rui Rio.

Antes, entre 31 de agosto e 02 de setembro, o BE irá reunir-se no “Fórum Socialismo”, em Leiria, enquanto o CDS-PP marcará o arranque dos trabalhos políticos depois do verão no dia 08 de setembro em Ermesinde.

Também no segundo fim de semana de setembro, entre os dias 7 e 9, decorrerá a tradicional “Festa do Avante!” comunista, no Seixal.

“Os Verdes” irão reunir-se no centro do país, em Penacova, num acampamento de verão, entre 30 de agosto e 02 de setembro.