Entre rivais directos a conversa pode azedar, e isso é particularmente flagrante na relação de picardia que os fabricantes alemães premium têm vindo a alimentar, com Mercedes, Audi e BMW a digladiarem-se muito para além do asfalto, em lutas verbais que até podem ser divertidas, para animar quem assiste do lado de fora.

Exemplos recentes disso não faltam, desde a Mercedes a recordar à Audi que foi ela quem salvou a marca dos quatro anéis; passando pela Audi em Portugal a agradecer o facto de a Mercedes escolher um dos seus modelos para a equipa de filmagens durante a rodagem de um filme publicitário no nosso país. Mais longe, na Tunísia, os ânimos exaltaram-se no início do ano, quando a BMW decidiu colocar uns outdoors considerados provocadores junto a concessões Audi.

Agora, em vez de reagir, foi a marca de Ingolstadt a abrir as hostilidades, ao partilhar no Twitter um anúncio da BMW USA ao M4, com a mensagem “quando vê isto…”. Isto o quê? É que as faíscas do fogo de artifício à volta do desportivo tinham um efeito tal que desenhavam os anéis do emblema da Audi, bem atrás do desportivo. Um deslize dos homens do marketing que, provavelmente, terá provocado alguma azia para os lados de Munique.

Em vez de “engolir”, a BMW optou por responder à altura, também na mesma rede social: “Nós vemos isto, vemos. Habitualmente vemos… no espelho retrovisor.” Uma resposta tão contundente que acabou-se logo a brincadeira. Do lado da Audi, nem houve reacção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR