790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Veja aqui se entrou na universidade. 43.992 estudantes conseguiram lugar no Ensino Superior

Este artigo tem mais de 5 anos

Quase 90% dos candidatos ficaram colocados. Na primeira fase do concurso de acesso ao Ensino Superior, 43.992 estudantes conseguiram lugar na rede pública e metade foi admitida na primeira opção.

Das 50.852 vagas colocadas a concurso, sobraram 7290 vagas para a segunda fase do concurso
i

Das 50.852 vagas colocadas a concurso, sobraram 7290 vagas para a segunda fase do concurso

AFP/Getty Images

Das 50.852 vagas colocadas a concurso, sobraram 7290 vagas para a segunda fase do concurso

AFP/Getty Images

Entrou ou não entrou? Já pode parar de fazer refresh na página da Direção Geral do Ensino Superior. Os resultados são públicos e 43.992 estudantes conseguiram garantir um lugar nas universidades e politécnicos do país. Estes números da 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior representam uma taxa de sucesso de 89,1% — a mais alta desde 2014 — e, de fora, ficaram 5.370 estudantes que não conseguiram lugar em nenhuma das suas seis opções.

Os dados individuais podem ser consultados no site da DGES, mas na tabela que o Observador disponibiliza já a seguir pode confirmar se entrou no curso escolhido, confirmando qual foi a média do último aluno a entrar.

[Veja aqui se conseguiu entrar no Ensino Superior. Pode rolar para cima e para baixo dentro do quadro ou fazer uma busca na área de “search”] 

Se faz parte do grupo dos cinco mil que não entraram, isso não é motivo para desesperar. Das mais de 50 mil vagas postas a concurso, sobraram 7.290 lugares, a maioria em politécnicos, como acontece quase todos os anos. Ou seja: se o problema não forem as médias, sobraram mais duas mil vagas do que candidatos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E onde é que estão esses lugares? Olhando para as áreas de estudo, em Engenharias e Afins sobram 1.829 vagas. Logo a seguir, aparecem as 807 vagas em Ciências Empresariais e, em terceiro lugar, com 596, Arquitetura e Construção. A fechar o top 5 está Agricultura, Silvicultura e Pescas (583) e Formação de Professores (520).

Não entrou, não desespere. Ainda há 7.290 vagas para a 2.ª fase de acesso ao Ensino Superior

Se for caso disso, pode apresentar a sua candidatura à 2.ª fase do concurso nacional a partir de segunda-feira, 10 de setembro.

Para quem já festeja ter dado o primeiro passo no seu percurso académico, há boas notícias acrescidas. A esmagadora maioria (88,2%) dos alunos conseguiu lugar numa das suas três primeiras opções, e mais de metade (54,7%) conseguiu ficar colocada na primeira opção. Em ambos os casos há um aumento em relação ao concurso do ano passado de, respetivamente, 4,8% e 5,7%.

Embora a taxa de sucesso na colocação tenha crescido, o mesmo não aconteceu nem com o número de vagas nem com o número de colocados. Os dois diminuíram.

Desde 2013 que vagas e candidatos seguiam uma curva ascendente que, com o concurso de 2018, inverte o seu sentido. Não é, no entanto, uma queda abrupta: a redução é de 2% face ao concurso de 2017.

Apesar disso, os mais de 43 mil alunos colocados fazem de 2018 o segundo ano em que mais estudantes conseguiram lugar na rede pública do Ensino Superior desde 2010, logo a seguir ao concurso do ano passado, que se mantém o recordista.

As melhores médias, os cursos e as universidades mais procuradas

Desde há três anos que Medicina vem a perder terreno para a Engenharia. Este ano, a tendência confirma-se. As quatro melhores notas de entrada são todas para cursos de Engenharia: Engenharia Civil (lecionado em inglês) na Universidade da Madeira (189,4), Engenharia Física Tecnológica (189,0) e Engenharia Aeroespacial (188,5), ambas lecionadas no Técnico, e ainda Engenharia e Gestão Industrial (186,3), da Universidade do Porto.

A seguir, uma nova entrada para este ranking: Matemática Aplicada e Computação, do Instituto Superior Técnico, com média de 183,5. Antes de Medicina — que cai de quarto para sétimo lugar — surge ainda o curso de Bioengenharia da Universidade do Porto (181,0 valores).

O primeiro curso de Medicina a surgir continua a ser o da Universidade do Porto, como nos dois concursos anteriores, com uma média de 188,2 valores.

Médias. Engenharia soma e segue, Medicina cai no ranking e há 33 cursos onde se entra com menos de 10 valores

As escolhas dos estudantes casam, embora não na perfeição, com os cursos que têm melhores notas e também melhores taxas de empregabilidade.

Os cursos de Engenharia e Técnicas Afins são os que têm mais procura e foram a escolha de 7.461 estudantes. A seguir, surgem as Ciências Empresariais (6.914 alunos), seguidas de muito perto pelos cursos de Saúde (6.217).

Quanto a estabelecimentos de ensino, os alunos continuam a preferir as universidades em prol dos politécnicos. Sem grandes surpresas, a Universidade de Lisboa, a do Porto e a de Coimbra, são as que cativam mais estudantes, com, respetivamente, 7.214 colocações, 3.970 e 3.184.

Em contraste, a instituição de Ensino Superior que colocou menos alunos foi a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, que fica com 71 vagas disponíveis para a próxima fase do concurso nacional.

Apenas quatro estabelecimentos de ensino conseguiram completar todas as suas vagas: o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e as três escolas superiores de Enfermagem de Lisboa, Porto e Coimbra.

Concluída a 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, arranca já na segunda-feira a 2.ª fase. Depois desta, em outubro, haverá ainda a 3.ª fase, entre os dias 4 e 8. Todos os resultados estão disponíveis no site da Direção Geral do Ensino Superior, podendo também ser consultados através da aplicação ES Acesso.

O que os universitários procuram? Cursos de Engenharia, Lisboa e Porto

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora