O lugar deixado vago por Peter Schreyer, o respeitado designer alemão que colecciona prémios e distinções, vai ser ocupado por Luc Donckerwolke, que em 2015 trocou o Grupo Volkswagen pela Hyundai-Kia. O peruano, naturalizado belga, deixa a vice-presidência executiva do design na Genesis para passar a ser ele quem tem a última palavra em relação aos projectos de todas as marcas do grupo sul-coreano, avança a Reuters.

Nascido em Lima, Donckerwolke é, aos 53 anos de idade, senhor de um vasto currículo, com passagem por grandes construtores. Entrou no Grupo Volkswagen em 1992, para assumir um lugar na Audi, mas dois anos depois “mudou-se” para a Skoda, onde se encarregou do desenvolvimento das primeiras gerações do Octavia e do Fabia. O trabalho deixou tão boa impressão que, em 1998, foi-lhe confiada a Lamborghini. Na casa de Sant’Agata Bolognese foi, por exemplo, o responsável pelo design dos superdesportivos Murciélago (2002) e Gallardo (2004).

Em 2005 assumiu a direcção do design da Seat, onde liderou o estilo da anterior geração do Ibiza (2008), tendo depois transitado para Bentley, em 2012, de onde saiu três anos depois para ingressar no grupo Hyundai-Kia.

Há já algum tempo que se antecipava que, quando Schreyer se retirasse, Donckerwolke seria o seu natural sucessor. À Automobile, o novo chefe de design dos sul-coreanos, confessou que as três marcas que compõem o grupo podem ter como base comum uma “atitude desportiva”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR