Depois da recente parceria estabelecida com a NVIDIA, no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial, a Volvo anuncia agora novas alianças no capítulo da electrificação, com a FreeWire, e no âmbito da condução autónoma, com a Baidu.

Em nota enviada à imprensa, o fabricante de Gotemburgo informa que adquiriu parte da FreeWire Technologies, empresa norte americana cujo foco está no desenvolvimento de tecnologias de carregamento rápido para automóveis eléctricos e que tem vindo a especializar-se tanto em soluções de carregamento estacionário como em soluções móveis. Não é especificado o montante envolvido na operação, apenas que “a aquisição foi realizada através do Volvo Cars Tech Fund, um novo fundo de investimento destinado ao apoio a startups tecnológicas que demonstrem elevado potencial”. O objectivo desta compra é claro:

Para ser possível uma maior aquisição de automóveis eléctricos, o seu carregamento tem de se tornar tão simples como a ida à bomba de gasolina”, defende o CEO do Volvo Cars Tech Fund,  Zaki Fasihuddin.

Já no que respeita à condução autónoma, o parceiro da Volvo não poderia ter maior dimensão no maior mercado automóvel mundial, pois a Baidu é tão só o maior motor de busca na China, sendo que está a trabalhar na sua própria plataforma de condução autónoma (Apollo). Segundo a marca sueca, trata-se da “primeira parceria deste tipo na China”, com a Volvo a realçar que foi “escolhida em função da sua tradição em matéria de segurança automóvel”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR