Mercado

Volvo compra parte da FreeWire. E alia-se à Baidu

O construtor sueco quer tirar partido de parcerias estratégicas para acelerar os seus planos nos domínios da electrificação e da condução autónoma. FreeWire e Baidu passam a alinhar nos projectos.

Depois da recente parceria estabelecida com a NVIDIA, no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial, a Volvo anuncia agora novas alianças no capítulo da electrificação, com a FreeWire, e no âmbito da condução autónoma, com a Baidu.

Em nota enviada à imprensa, o fabricante de Gotemburgo informa que adquiriu parte da FreeWire Technologies, empresa norte americana cujo foco está no desenvolvimento de tecnologias de carregamento rápido para automóveis eléctricos e que tem vindo a especializar-se tanto em soluções de carregamento estacionário como em soluções móveis. Não é especificado o montante envolvido na operação, apenas que “a aquisição foi realizada através do Volvo Cars Tech Fund, um novo fundo de investimento destinado ao apoio a startups tecnológicas que demonstrem elevado potencial”. O objectivo desta compra é claro:

Para ser possível uma maior aquisição de automóveis eléctricos, o seu carregamento tem de se tornar tão simples como a ida à bomba de gasolina”, defende o CEO do Volvo Cars Tech Fund,  Zaki Fasihuddin.

Já no que respeita à condução autónoma, o parceiro da Volvo não poderia ter maior dimensão no maior mercado automóvel mundial, pois a Baidu é tão só o maior motor de busca na China, sendo que está a trabalhar na sua própria plataforma de condução autónoma (Apollo). Segundo a marca sueca, trata-se da “primeira parceria deste tipo na China”, com a Volvo a realçar que foi “escolhida em função da sua tradição em matéria de segurança automóvel”.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)