Na terça-feira, na conferência de imprensa depois da goleada sofrida em Munique às mãos do Bayern, Rui Vitória recusou falar do futuro e de uma eventual saída e contornou sempre o assunto lembrando que “o que importa” é falar do jogo. Já esta sexta-feira, um dia depois de uma volte face que já poucos esperavam – o treinador esteve na porta de saída do Benfica mas Luís Filipe Vieira voltou atrás na decisão durante a noite -, Rui Vitória falou em “mudanças” na antevisão do jogo do Feirense. E essas mudanças, tal como explicou este sábado, significavam muito mais do que o facto de ter deixado Cervi e Gabriel no banco para colocar Zivkovic e Gedson.

“As mudanças foram fundamentalmente interiores. Todos nós tivemos de olhar para dentro e perceber aquilo que temos de mudar dentro de nós. Os jogadores do Benfica têm de estar preparados para jogar, para estar sentados ao meu lado e para ficar sentados na bancada”, afirmou o treinador encarnado, naquilo que pareceu ser um recado a alguns elementos do plantel. De recordar que na convocatória para o jogo com o Feirense, ao contrário dos habituais 19, Rui Vitória convocou apenas 18 jogadores e deixou de fora a grande maioria dos reforços que chegaram durante o verão (só Gabriel e Vlachodimos integraram o lote).

O técnico do Benfica lembrou ainda que esta semana, “desde ontem, anteontem”, o clube iniciou “uma nova vida”. “Demos um novo passo para o clube também. Era fundamental que hoje houvesse esta qualidade e isso apareceu. Agora vamos enfrentar um ciclo de jogos e temos de os enfrentar assim. A vida é feita de etapas e de conquistas diárias”, acrescentou Vitória, que já na terça-feira tinha sublinhado que “os desafios existem para serem ultrapassados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rui Vitória, que garantiu que ficou “deliciado” com a exibição dos jogadores encarnados na segunda parte, agradeceu o apoio dos adeptos e explicou que “o Benfica torna-se muito forte com o apoio” exterior. “Ganhámos a confiança de alguns adeptos e essa confiança terá de ser paulatinamente ganha”, atirou. Sobre a possibilidade de o clube da Luz aproveitar a janela de transferências de janeiro para reforçar alguns setores, o treinador indica que só mesmo aí é que vai conferenciar com o presidente e ponderar sobre as principais debilidades do plantel. A verdade é que, antes ainda de chegar janeiro, o Benfica poderá ter tido já um reforço de peso para a segunda metade da época — e a custo zero.

Krovinovic, o virtuoso croata que se lesionou com gravidade no início do ano – numa altura em que era, sem espaço para dúvidas, o melhor jogador encarnado -, regressou este sábado aos jogos do campeonato depois de já ter jogado com o Arouca para a Taça de Portugal. Entrou aos 88 minutos para render Pizzi, foi compreensivelmente saudado pelos adeptos que encheram as bancadas da Luz e é um novo trunfo para Rui Vitória.