Disponibilidade, vontade, altruísmo. Quando pensamos em voluntariado, é quase impossível dissociar o seu conceito destas palavras. Mas ele é muito mais do que isso. É ainda, entre outras, cooperação, solidariedade, complementaridade, responsabilidade. Quem o pratica diz, com alguma frequência, que quem o faz acaba por ser, de certa forma, interesseiro, pois na sua visão, quem acaba por receber mais é o próprio voluntário.

Verdade ou não, o certo é que este papel é, muitas vezes, fundamental para uma sociedade mais equilibrada e humana. O que seria dos estômagos de muitos sem-abrigo sem uma sandes e uma peça de fruta oferecidas ao cair da noite? Como replantaríamos hectares de florestas ardidas sem a ajuda de tantas mãos que apenas pedem em troca a natureza que ali existira? Quem alegraria miúdos e graúdos dentro de um hospital? Como se sentiriam os animais abandonados se não tivessem quem os ajudasse a encontrar uma casa? Ou quem, por exemplo, faria uma festa de anos a crianças institucionalizadas?

Dare to Volunteer

Mostrar Esconder

A EDP lançou o site Dare To Volunteer. Aqui pode homenagear os voluntários que conhece e partilhar a homenagem nas redes sociais. Quantas mais partilhas, maior a probabilidade de sensibilizar o mundo para a prática de voluntariado.

Para salientar o papel dos voluntários na e para a sociedade, as Nações Unidas proclamaram, em 1985, o dia 5 de dezembro como o Dia Internacional do Voluntariado, que tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo o mundo. E este ano, pode comemorá-lo, surpreendendo o seu amigo ou familiar voluntário ou instituição voluntária com um simples gesto. Quer saber como? Contamos-lhe neste artigo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Oferecer tempo, receber grandes benefícios

Se o trabalho voluntário traz grandes vantagens para quem o recebe, quem o faz também sente o benefício de partilhar o seu tempo com os outros. Ao longo dos anos, o voluntariado tem sido alvo de alguns estudos, que o relacionam com mais-valias para a saúde de quem o pratica. Por exemplo, numa pesquisa levada a cabo pela University of Michigan, concluiu-se que os participantes que faziam voluntariado tinham um risco mais reduzido de mortalidade dos que os que não o faziam ou que o praticavam apenas por interesse pessoal; ou seja, os voluntários tinham mais anos de vida. Já um estudo da Carnegie Mellon University inferiu que adultos com mais de 50 anos que faziam voluntariado com regularidade tinham menos propensão para ter problemas de pressão arterial elevada (a qual está relacionada com doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e morte prematura) do que os não voluntários. Isto porque ao fazer-se voluntariado, pode aumentar-se a prática de atividade física em pessoas que de outra forma não a praticariam. Além disso, o voluntariado está também associado a uma redução dos níveis de stresse. Precisa de mais razões para começar já hoje a fazer voluntariado?

Voluntariado: empresarial ou pessoal?

Para esta questão, há apenas uma resposta: o importante é que o faça. Para bem de quem vai ajudar e, até, para o seu. Em Portugal, estima-se que uma em cada 10 pessoas pratica voluntariado. Algumas fazem-no de forma anónima, através dos seus próprios recursos.

Um programa de voluntariado com selo de qualidade

Mostrar Esconder

O programa de Voluntariado da EDP foi distinguido com o Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change, no nível excelência (o mais elevado), pela Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV), numa parceria com o Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária (ISU) e com o apoio da Associação Portuguesa de Qualidade (APQ).

Outras preferem juntar-se a organizações, como, entre tantas, a Comunidade Vida e Paz (que apoia sem-abrigo), a Re-Food (que auxilia quem mais precisa em termos alimentares, combatendo o desperdício alimentar ao mesmo tempo que diminui a sua insuficiência), o Banco Alimentar Contra a Fome e outras tantas organizações e associações que apenas sobrevivem e conseguem atingir os seus fins com o apoio de voluntários. Além destas, existem cada vez mais empresas com programas de voluntariado para os seus colaboradores. É o caso da EDP. Desde 2011, altura em que foi criado, o Programa de Voluntariado da empresa já teve mais de 30 mil participantes, entre colaboradores, familiares, amigos e parceiros, num total de mais 225 mil horas de voluntariado.

Heróis sem capa também devem ser aplaudidos

Seja a nível pessoal, seja através da empresa de trabalho, de organizações ou associações, os voluntários merecem todos uma grande ovação… e de pé. Para o fazer, mas de uma forma ainda maior, a EDP lançou a plataforma Dare to Volunteer, sob o mote Atrevo-me a Mudar o Mundo!. Até ao Dia de Reis (6 de janeiro), a empresa desafia todos os portugueses a agradecerem aos voluntários que conhecem pelo trabalho realizado ao longo do ano.

Sabia que...

Mostrar Esconder

A EDP é a única empresa portuguesa presente numa rede internacional de voluntariado corporativo?

A dinâmica é simples: basta aceder ao site, no qual é possível agradecer-lhes através de mensagens que depois podem ser partilhadas nas redes sociais.  Quantas mais partilhas tiver nestas plataformas, mais conhecido será o trabalho do voluntário e, consequentemente, poderá chegar a mais pessoas que precisem desse tipo de voluntariado. Vai perder esta maneira de agradecer e de mostrar o quão orgulhoso está do seu amigo que faz voluntariado?