A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFIC-PJ) marcou, para 2019, dois dias de greve geral, integrais ou fracionados, e greve a todo o Serviço de Prevenção e a todo o trabalho suplementar durante um mês (entre as 12h30 e as 14h00 e 17h30 e as 9h00). Os serviços mínimos vão ser assegurados pelo serviço de piquete.

Dois dias de greve são o mínimo, disse Ricardo Valadas, presidente da ASFIC-PJ, à Sábado. A greve pode, eventualmente, chegar aos 16 dias. “A greve vai causar a paragem completa das principais investigações em curso, nomeadamente terrorismo e corrupção”, disse. Isto porque o protesto vai ser articulado com outros parceiros sindicais.

Os inspetores exigem que o Governo crie as condições mínimas para que possam desenvolver a sua atividade de forma isenta e imparcial. “Não pode clamar o combate à criminalidade grave e complexa e deixar ao abandono a instituição que tem por missão a linha da frente nesse mesmo combate”, disse a ASFIC-PJ, em comunicado.

Para cumprirem a suas funções, os inspetores exigem que o Governo invista nos recursos humanos da PJ e nos meios de que esta dispõe. “O contrário significa claramente que prescinde da investigação da criminalidade grave, complexa e organizada, desprotegendo o país ao terrorismo, aos homicidas e aos corruptos, entre outros.”

À Sábado, o líder sindical disse que em questão está o reposição dos descongelamentos e a revisão dos estatutos e lei orgânica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR