Pela quarta vez consecutiva, há eleições marcadas para o mesmo dia em que se realiza um jogo de futebol. Desta vez, calhou a final da Taça de Portugal realizar-se a 26 de maio de 2019, o mesmo dia em que estão marcadas as eleições europeias. Segundo o jornal Expresso (conteúdo exclusivo para assinantes), o Governo desconhecia a “coincidência”, mas a possível alteração da data do jogo já estará a ser equacionada.

O secretário de Estado do Desporto e da Juventude disse, em declarações ao jornal, que o Governo já falou com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para “criar condições para que se chegue a uma solução que agrade às duas parte e permita ultrapassar o problema”, admitindo que “não tinha consciência de que os dois eventos estariam marcados para o mesmo dia”. João Paulo Rebelo não adiantou qual será a solução, mas referiu que a proposta apresentada pela FPF vai ser avaliada.

O objetivo, disse ainda o secretário de Estado, “é que haja uma compatibilização entre as duas partes, para que as eleições decorram sem qualquer tipo de distração ou perturbação”. Em resposta ao Expresso, o organismo que tutela o futebol português esclareceu que o calendário para a época 2018/2019 foi publicado antes de o Presidente da República ter anunciado as datas das eleições legislativas e europeias, mas assumiu que a data da final da Taça de Portugal, que se realiza no Estádio Nacional, no Jamor, possa vir a ser alterada “depois de conhecidos os finalistas”.

Já o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) criticou a “falta de sensibilidade para abordar o problema”, visto tratar-se da quarta vez em que uma situação destas acontece. João Tiago Machado afirmou que “tanto a Federação como a Liga deviam ter mais sensibilidade em relação a isto, não só por causa da abstenção mas também por causa dos grandes aglomerados de pessoas que se formam em dia de jogo e que dificultam o acesso às urnas”.

Já esta quinta-feira, em nota à imprensa a CNE, afirma que “tomou em boa nota a posição da Federação em admitir alterar aquela data, depois de conhecidos os finalistas da edição da Taça de Portugal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR