Dois grifos recuperados no Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS) foram libertados no monumento natural das Portas de Rodão, foi esta terça-feira anunciado.

“As aves foram libertadas no monumento natural das Portas de Rodão, onde existe uma colónia desta espécie (Gyps fulvus), tendo sido marcadas com anilha metálica e marcas alares, que permitirão o seu seguimento”, lê-se no comunicado enviado à agência Lusa.

A libertação destes dois grifos integra-se numa iniciativa de mecenato da Transdev, que, desde 2017, após a tragédia dos incêndios que devastaram milhares de hectares e levaram a uma diminuição significativa das condições de sobrevivência de várias espécies animais em Portugal, estabeleceu um protocolo com a associação ambientalista Quercus, subvencionando a reflorestação e outras ações de proteção à biodiversidade.

Segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, o estatuto de conservação dos Grifos Portugal é de “quase ameaçado”, dado existirem menos de mil exemplares no país, com uma população reprodutora de cerca de 400 casais, principalmente no Douro e Tejo Internacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR