França

Homem que atacou quatro pessoas em Marselha com uma arma branca foi baleado pela polícia

339

Um homem atacou quatro pessoas com uma arma branca no centro de Marselha. O atacante acabou por ser baleado pelas autoridades. As autoridades estão a pedir às pessoas para evitarem a área.

O ataque ocorreu numa das principais artérias da cidade, na interceção entre a Canebière e a rua de Rome

AFP/Getty Images

O homem que esta terça-feira atacou quatro pessoas em Marselha com uma arma branca foi baleado pela polícia no centro da cidade. O ataque ocorreu pelas 16h45 (hora local). As causas para o ataque são desconhecidas, informou fonte policial à agência Reuters. 

O ataque ocorreu numa das principais artérias da cidade, na interceção entre a Canebière e a rua de Rome, de acordo com o jornal francês Le Figaro. O suspeito ter-se-á dirigido às vítimas a falar em francês e noutra língua a perguntar a nacionalidade. Com base nas respostas que recebeu, esfaqueou as pessoas, contou fonte policial ao mesmo jornal.

Segundo o jornal francês, o ataque ocorreu perto de um delegação da políca, pelo que foi relativamente fácil para as autoridades chegarem ao local. Assim que a polícia o interpelou, o suspeito terá tentado pegar numa arma. O homem acabou por ser baleado pelas autoridades e ainda foi transportado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo o La Provence, o atacante seria um sem-abrigo de 36 anos e as vítimas são três homens de 23, 27 e 35 anos e uma mulher de 52. Duas delas foram transportadas para o hospital e as outras duas têm apenas ferimentos ligeiros.

As autoridades estão a pedir às pessoas para evitarem a área de Canebière, na zona histórica de Marselha. Na rede social Twitter já circulam vídeos do aparato policial. A rua está cortada.

Apesar de as causar do ataque serem para já desconhecidas, o Ministério Público (MP) francês anunciou que já abriu uma investigação. O ataque está também a ser investigado pela brigada anti-terrorista, informou o MP ao Le Figaro.

Numa publicação no Facebook a autarca de Marselha, Martine Vassal, reagiu ao ataque desta terça-feira.  “Estou chocada com o ataque à faca perpetrado na Canebière, dou o meu total apoio às vítimas e saúdo o profissionalismo da Brigada Anti-Crime de Marselha”, escreveu. A autarca fez ainda referência ao ataque terrorista na estação de comboios de Saint-Charles, em 1 de outubro de 2017.

(Artigo atualizado às 22h38 de terça-feira)

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)