O mundo do futebol sempre foi dado à crença cega, à fé e ao mundo espiritual. Até há pouco tempo tinha apenas um único “D10S” (“Dios”, a alcunha de Diego Maradona), mas tudo isso mudou na passada terça-feira quando Vasco Mendonça, um dos membros da página humorística “Um Azar do Kralj” e comentador de futebol no programa “O Dia Seguinte”, da SIC, apresentou a “Igreja Lageana“, o culto ao técnico benfiquista.

“A Igreja Lageana emerge do Lageanismo, corrente filosófica cujos preceitos começaram a ser conhecidos no dia 6 do mês de janeiro do ano 2019, num jogo que opôs catorze apóstolos do Sport Lisboa e Benfica aos filisteus de Vila do Conde” — é desta forma que começa o “manifesto” que pode encontrar no site desta “igreja”. Em seis breves parágrafos são explicados os “princípios” que levaram à criação desta brincadeira, sempre em prosa humorística. Segue-se a “Oração Lageana”, que inclui frases como “[Bruno Lage] dá força e coragem a todos quantos se entregam totalmente ao serviço do bem maior /Amén e carrega” e termina com os mandamentos do “lageanismo”, onde se encontram afirmações como “não cometerás atos impuros, a não ser que estejamos empatados e seja preciso cavar um penalty. Confessar não é pecado” ou “não consentirás a não renovação de Samaris”.

“A ideia surgiu depois do jogo contra o Desportivo de Chaves. Não é nada de mais, na verdade, é uma daquelas coisas que acontece de forma relativamente simples na Internet”, explicou ao Observador o criador desta brincadeira, que acabou por pedir a ajuda do já conhecido Insónias em Carvão, também ele detentor de uma página de humor ligada ao futebol. “Sou amigo do Insónias, falei-lhe na ideia de uma religião do Lage e ele achou piada. Perguntei se ele podia fazer uns bonecos para a coisa e ele enviou-me quatro gifs maravilhosos em menos de uma hora.”

Posted by Igreja Lageana on Monday, March 4, 2019

Sobre o pretexto por trás desta paródia, Vasco explicou que “a ideia é celebrar o milagre operado por Bruno Lage” que pegou “numa equipa que parecia frágil” e que “quase todos davam como definitivamente afastada do título” e deu-lhe um novo alento vitorioso. Depois do jogo do passado sábado em que o Benfica venceu o FC Porto no Dragão por duas bolas a uma, decidiu que estava na altura de “pôr o site no ar”. Vasco já “tinha os textos mais ou menos prontos” por isso “só faltou montar a coisa”, gastar “40€ no domínio e no alojamento” e dar uso à “generosidade do rei dos memes [o Insónias em Carvão]”.

Tudo não passa, segundo o próprio, de um “tributo meio parvo” a um homem que afirma adorar genuinamente. Vasco explica que “há muito tempo que não surgia uma figura assim no futebol português” e isso vê-se “nos abundantes elogios vindos de adeptos de outros clubes”. Se correr mal e o Benfica acabar por não vencer nada? “Revejo os textos para explicarem como as crises de fé são normais em qualquer crente”, explicou o autor desta brincadeira. No final da pequena conversa com o Observador, Vasco Mendonça afirmou que “talvez” venha a preparar “um evento em jeito de Eucaristia dominical”em “dias de jogo.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR