O Banco Nacional de Angola (BNA) vai avaliar em abril a qualidade dos ativos de 12 maiores bancos comerciais no quadro da estabilização do sistema financeiro angolano, indicou esta quinta-feira o vice-governador da instituição.

Segundo Manuel Tiago Dias, que falava aos jornalistas após uma apresentação ao corpo diplomático acreditado em Luanda sobre a evolução dos indicadores económicos da banca em Angola, o programa de avaliação dos ativos dos 27 bancos comerciais que operam no país foi elaborado tendo em conta a subida do rácio de incumprimento entre 2016 e 2017, que aumentou de 12,6% para 28%.

Salientando que a avaliação constitui um exercício que se realiza periodicamente para aferir a informação que os bancos comerciais fornecem ao BNA, Manuel Tiago Dias lembrou que o crédito malparado, que atingiu os 30% da dívida à banca a 31 de dezembro de 2018, tem posto em causa o crédito bancário ao setor privado. O vice-governador do BNA, no entanto, ressalvou que o banco central está a tomar medidas desde 2018 para estimular a banca comercial a aumentar o crédito ao setor privado.

O Sistema Financeiro Angolano possui 27 instituições bancárias, dos quais três bancos públicos (BPC, BCI e BDA), cinco filiais de bancos estrangeiros, uma sucursal chinesa e 18 bancos comerciais.

As instituições a serem alvo de avaliação são os bancos Angolano de Investimento (BAI), Fomento Angola (BFA), Comércio e Indústria (BCI), Poupança e Crédito (BPC), Internacional de Crédito (BIC), Millennium Atlântico (BMA), Sol, Negócios Internacional (BNI), de Desenvolvimento de Angola (BDA), de Comércio Angolano (BCA), Caixa Angola (CA) e Económico (BE).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR