Depois de fazer história no final do mês de fevereiro, ao tornar-se a primeira equipa portuguesa a chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões de andebol, o Sporting dava este domingo o primeiro passo rumo ao sonho — sendo que o sonho, de forma inevitável, é chegar o mais longe possível. Contra o Veszprém da Hungria, finalista vencido em 2016, os leões sabiam que não iriam entrar em campo enquanto favoritos: mas depois de vencer o Dínamo Bucareste e chegar aos oitavos, a equipa orientada por Hugo Canela não se coibiu e entrou a mandar no jogo.

Sporting faz história no andebol e atinge oitavos-de-final da Liga dos Campeões

O sorteio ditou que a primeira mão fosse jogada em casa do Sporting, no Pavilhão João Rocha, e os leões aproveitaram o apoio do público e o fator casa — num pavilhão que este domingo registou o recorde de assistência, com 2.903 adeptos — para chegar a uma vantagem de 3-1 logo aos quatro minutos. A equipa portuguesa soube manter uma vantagem de pelo menos um golo durante todo o primeiro tempo (com destaque para um pormenor técnico enorme de Ivan Nikcevic, que rematou com a bola em queda), cedendo o empate já no decorrer do último minuto antes do intervalo, através de um livre de sete metros bem executado pelo Veszprém.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hugo Canela pediu de forma quase imediata uma pausa técnica para preparar o derradeiro ataque da primeira parte — de forma a ir para o intervalo em vantagem — e o Sporting conseguiu mesmo concretizar a estratégia de one shot, one goal: tinha um remate, marcou um golo. Pedro Valdés colocou o resultado em 15-14 e os leões foram para o descanso em vantagem de forma algo surpreendente, face à teórica superioridade do conjunto húngaro. As estatísticas, contudo, apontavam para uma maior eficácia tanto de remates como de ataques por parte do Sporting, o que deixava antever uma segunda parte bem disputada.

https://twitter.com/AndebolSCP/status/1109872388173430784

O Sporting voltou para a segunda parte novamente muito forte, assim como tinha feito no arranque do jogo, e conseguiu chegar a uma vantagem de dois golos logo aos quatro minutos (17-15). Depois de um lance de sete metros em que Manuel Gaspar não conseguiu defender a bola do jogador húngaro, o Veszprém conseguiu repor a igualdade no marcador e adormecer, de certa forma, o Sporting, que perdeu o ímpeto dos instantes iniciais e permitiu um minuto de total domínio adversário. Com dois contra-ataques rápidos concretizados por Chiuffa e Frankis Carol e um terceiro golo por intermédio de Cláudio Pedrosa, os leões mobilizaram a dinâmica que tinham implementado no primeiro tempo e voltaram a ficar por cima do jogo (20-17), provocando a pausa técnica pedida pelo treinador húngaro.

O Veszprém conseguiu inverter o resultado, algo raro na partida, graças a dois erros consecutivos dos leões que deixaram a baliza totalmente vazia em dois lances seguidos (24-25). O Sporting reagiu e conseguiu chegar ao empate em duas ocasiões mas acabou por voltar a permitir a superioridade húngara até ao apito final e acabou por perder um jogo em que passou grande parte do tempo em vantagem (28-30). Mesmo com uma exibição global e uma enorme prestação do guarda-redes leonino Cudic, os leões partem para a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de andebol em desvantagem: muito graças a um desgaste acumulado na partida a meio da semana com o Benfica. O segundo jogo está marcado para o dia 30 de março, próximo sábado, na Hungria.

A derrota do andebol dos leões surge no mesmo dia em que o goalball do Sporting conquistou títulos europeus: a equipa masculina sagrou-se bicampeã europeia ao vencer o GC Perun na final da Super Liga Europeia e a feminina conquistou, pela primeira vez, o título europeu da modalidade paraolímpica.