Primeira Liga NOS

Sérgio Conceição garante “foco total” do FC Porto no encontro com o Portimonense

O técnico dos dragões afirmou que "esta é uma época à FC Porto" e que a equipa já não pensa no jogo com o Liverpool. Aboubakar está clinicamente apto para jogar e Felipe falha a partida por castigo.

Os azuis e brancos visitam o Portimonense este sábado, às 18h

PETER POWELL/EPA

Autor
  • Agência Lusa

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, disse esta sexta-feira que a sua equipa está com o foco totalmente dirigido à partida de sábado no Algarve frente ao Portimonense, a contar para 29.ª jornada da I Liga de futebol.

“Não há gestão absolutamente nenhuma. Há o pensar que temos um jogo fundamental para a nossa caminhada e naquilo que definimos depois do jogo com o Liverpool, o foco total neste jogo com o Portimonense, que é o mais importante”, disse o técnico, na conferência de imprensa de antevisão da partida, realizada numa unidade hoteleira de Lagos. Na reta final do campeonato, prosseguiu, “os jogos têm o seu peso” e o FC Porto tem de estar preparado para ganhar os seus jogos e “depois esperar algum deslize do rival”.

O encontro com os algarvios surge entre a eliminatória dos quartos de final da Liga dos Campeões frente ao Liverpool, que arrancou na terça-feira em Inglaterra com um triunfo dos ingleses (2-0) e tem novo capítulo marcado para quarta-feira, no Estádio do Dragão.

“Nós não podemos preparar um jogo, querer ganhar esse jogo e estar focado nesse jogo a pensar noutro. Isso é impossível, impossível, por muito peso que possa ter ou muito importante que seja o jogo seguinte. Não sei o que vai acontecer amanhã [sábado] e se estiver a pensar em dois jogos de uma vez, com certeza que nenhum dos dois sairá bem”, realçou.

O treinador dos campeões nacionais assegurou que a sua equipa tem de “dar o máximo” jogo a jogo na luta pelo título, mas sublinhou que, independentemente das contas a fazer em maio, esta é “uma época à FC Porto”.

“Somos o FC Porto, somos uma equipa habituada a ganhar e esta é uma época à FC Porto. Nós tivemos uma final da Taça da Liga em que perdemos nos penáltis e não fomos tão competentes, estamos numa segunda final, a Taça de Portugal, estamos a disputar o acesso às meias-finais da Liga dos Campeões e estamos no primeiro lugar, com os mesmos pontos do Benfica. Esta é uma época à FC Porto, quer queiramos quer não. Mesmo que não ganhe o título? Obviamente que sim. Estamos na luta pelo campeonato, e depois no fim vamos ver se o ganhamos”, referiu Sérgio Conceição.

A comitiva do FC Porto viajou diretamente de Inglaterra para o Algarve, onde treinou esta sexta-feira já com o avançado camaronês Aboubakar dado como clinicamente apto, depois de uma ausência de quase sete meses devido a lesão. O central brasileiro Felipe, habitualmente titular no eixo defensivo, será ausência certa por castigo.

Sobre o adversário, Sérgio Conceição realçou a “qualidade individual” de um coletivo, que, “muitas vezes, principalmente no processo ofensivo, funciona bem”, mas que também demonstra “algumas fragilidades”.

O jogo entre Portimonense e FC Porto está marcado para sábado, às 18h, no Estádio Municipal de Portimão.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)