A Presidente da Estónia, Kersti Kaljulaid, afirmou esta terça-feira que o país está muito interessado em encontrar parcerias em Portugal e garantiu que a visita de Estado que está a decorrer irá ajudar a este objetivo.

“Esta é uma excelente oportunidade para aumentar a cooperação entre os dois países”, disse em declarações conjuntas com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, depois de uma visita ao Palácio de Belém, em Lisboa.

A Presidente da Estónia está em Portugal entre hoje e quarta-feira, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa, para aquilo que a presidência chamou de “um programa multifacetado”, [que] permitirá ilustrar a importância do relacionamento bilateral, bem como o potencial ainda existente para o seu aprofundamento”.

“Temos empresas muito interessadas” em Portugal e em criar parcerias, sublinhou Kersti Kaljulaid, elogiando a forma como Portugal ultrapassou a crise económica dos últimos anos. A chefe de Estado da Estónia também convidou o Presidente português para visitar o seu país, assegurando que “mais visitas serão muito bem-vindas”, estendendo o convite informal a todos os portugueses.

A Presidente da Estónia foi recebida na manhã desta terça-feira por Marcelo Rebelo de Sousa com honras militares, na Praça do Império, em Lisboa, e seguiu para um almoço oferecido pelo primeiro-ministro, António Costa.

Kersti Kaljulaid será ainda recebida no parlamento pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, visitando a seguir, num passeio de elétrico, “alguns dos bairros e ruas mais emblemáticos de Lisboa”.

Será ainda recebida pela ministra da Presidência e Modernização Administrativa “sobre soluções digitais aplicáveis à governação” antes de comparecer a um jantar no Palácio da Ajuda, oferecido por Marcelo Rebelo de Sousa.