A Polícia Judiciária deteve esta quarta-feira um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre por suspeita de ter desviado pelo menos 300 mil euros da instituição. A polícia acredita há indícios dos crimes de peculato (desvio de fundos ou coisa pública por funcionário público) e participação económica em negócio.

Em causa estão atos praticados pelo suspeito, entre 2009 e 2018, enquanto exerceu as funções de Diretor Coordenador e Contabilista Certificado de uma Santa Casa da Misericórdia situada no distrito de Portalegre, tendo já sido recolhidos fortes indícios de que o mesmo se terá apropriado indevidamente de valores pertencentes a essa instituição, no montante até ao momento apurado de cerca trezentos mil euros”, indicou a PJ em comunicado.

Uma fonte policial citada pela agência Lusa adiantou que o detido era, à data dos factos referidos pela PJ, funcionário da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor. Alegadamente, o suspeito utilizava essas quantias “para suportar todo o tipo de despesas pessoais, despesas do seu agregado familiar e despesas da sua empresa”.

O detido tem 52 anos. A operação, efetuada no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (DIAP de Évora), envolveu a realização de duas buscas domiciliárias e cinco buscas não domiciliárias, tendo sido “recolhidos importantes meios de prova dos factos em investigação”, é assinalado no comunicado.

“A investigação prossegue no sentido de determinar, em concreto, todas as condutas criminosas e o seu alcance, bem como apurar o prejuízo causado à instituição em causa”, acrescentou a PJ.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR