Rádio Observador

Lifestyle

Viaje. A sua saúde agradece

100

Viajar quebra a rotina, reduz o stresse, estimula a criatividade e renova a alma. Precisa de mais motivos? Damos-lhe outros tantos e ainda o ajudamos a escolher a mala ideal.

Getty Images/iStockphoto

Quantas pessoas conhece que não gostam de viajar? Provavelmente, nenhuma. A verdade é que a maioria das pessoas, senão todas, adora agarrar num trolley e apanhar um avião para mudar de ares, nem que seja apenas por alguns dias. Viajar pelo mundo não é apenas divertido ou entusiasmante. Há uma ampla pesquisa científica que comprova os benefícios das viagens para a nossa saúde física, mental e emocional.

Além das experiências únicas e irrepetíveis que podemos viver numa viagem e de todo o novo background cultural e social que trazemos — e que ficará para sempre guardado na nossa memória—, viajar desencadeia uma série de efeitos no nosso corpo e mente que têm um impacto muito positivo em diversas áreas da nossa vida.

Benefícios de viajar comprovados pela ciência

Um estudo desenvolvido pelo Global Commission on Aging and Transamerica Center for Retirement Studies, nos EUA, aponta resultados surpreendentes que viajar tem na saúde. Segundo a investigação norte-americana, as mulheres que passam férias, pelo menos, duas vezes por ano mostram um risco significativamente menor de sofrer um ataque cardíaco do que aquelas que viajam a cada 6 anos.

Noutro estudo norte-americano, os viajantes relataram sentir-se menos ansiosos, mais descansados ​​e com melhor humor, três dias depois de regressarem de férias. Mas os benefícios de uma viagem não ficam por aqui. Há mais estudos a comprovarem que viajar aumenta a criatividade e sobe os níveis de felicidade.

Um boost de felicidade

A maioria das pessoas tende a ser mais feliz quando está a viajar e não precisa de se preocupar com o trabalho. No entanto, uma das conclusões mais interessantes de um estudo realizado pela Universidade de Cornell, nos EUA, revelou que as pessoas também começam a sentir um aumento direto na sensação de felicidade já durante o planeamento da viagem. Outras investigações confirmam ainda que as experiências e vivências de outros países também aumentam a flexibilidade cognitiva.

São muitos os motivos para embarcar numa próxima viagem, e, agora, tem ainda mais um: a nova linha de malas de viagem Montblanc, #MY4810, produzida a pensar nas pessoas que gostam de viajar com uma atitude sofisticada. Escolha o destino e renda-se ao charme de uma mala Montblanc…

Conteúdo produzido pelo Observador Lab. Para saber mais, clique aqui.
Partilhe
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: obslab@observador.pt
Pais e Filhos

Um pai do século XXI

David Gaivoto

Ao longo da minha experiência enquanto pai tenho também aprendido que por vezes são eles que nos educam, por vezes são eles que nos apelam à nossa consciência com a sua gigante e preciosa inocência

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)