Portugal perdeu a final do Euro 2004 frente à Grécia, em Lisboa. Nunca o esqueceremos — passem os anos que passarem. Esta quinta-feira, exatamente 15 anos depois, alguns dos jogadores que disputaram a final voltaram aos relvados para recriar o jogo, mas o desfecho foi o mesmo: vitória da Seleção grega pela margem mínima (já não 0-1, como em 2004, mas 2-1). E não poderia ter vencido de forma mais traumática: ganhou outra vez com um golo do “carrasco” português do Euro 2004, Angelos Charisteas, que fez o segundo golo da Grécia depois de Katsouranis (que passou pelo Benfica) ter inaugurado o marcador.

Hélder Postiga ainda reduziu para 1-2, com um grande golo — está, ainda, em boa forma atlética e futebolística, coisa que nem todos os jogadores em campo conseguiram manter durante 15 anos —, mas a equipa portuguesa voltou a não conseguir bater o coletivo grego, neste jogo solidário que teve transmissão em direto na televisão grega.

Do lado de Portugal, Fernando Santos fez de Scolari e sentou-se no banco de treinador. Na equipa que começou o jogo estavam Vítor Baía, Deco (ainda com o perfume de outros tempos nas botas), Ricardo Carvalho, Fernando Couto, Pauleta (em boa forma), Jorge Andrade, Miguel e Simão. Do outro lado estavam Antonis Nikopolides, Giourkas Seitaridis, Traianos Della, Theodoros Zagorakis, Angelos Charisteas  e Giorgos Karagounis. Os helénicos foram comandados por Otto Rehagel, que tem hoje 80 anos e levou, em 2004, a sua equipa a conquistar o Euro.

A final do Euro 2004 foi há 15 anos: onde estão e o que fazem os 23 convocados de Scolari?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Postiga e “o momento mais marcante negativamente dos últimos anos”

No final deste jogo solidário, Hélder Postiga recordou “uma data que ficou marcada positivamente para a Grécia e um momento muito triste do futebol português”. Não tendo pruridos em, 15 anos depois, participar no festejo de “um feito histórico da Seleção grega”, o antigo avançado português foi questionado sobre a memória mais forte que guardava da final e respondeu assim:

As lágrimas que correram no final do jogo, não só dos jogadores mas de todo um público, que tinha uma ilusão de ser campeão da Europa. Foi o momento mais marcante negativamente do futebol português nestes últimos anos“, apontou Postiga.

Apesar das memórias negativas da final, Hélder Postiga destacou que “o trabalho que foi desenvolvido nos últimos anos, de Portugal chegar a fases finais e a finais — em 2004 fomos [a sua geração] à final, em 2006 fomos à meia-final —, vai sustentando que Portugal hoje em dia seja uma potência na Europa”.

O jogo foi transmitido em direto na COSMOTE TV e começou às 19h45 portuguesas. A transmissão em direito no canal de YouTube da televisão grega pode ser vista, agora em diferido, no link em baixo:

Dessa final, apenas dois jogadores continuam ativos. E, curiosamente, são os dois portugueses: Cristiano Ronaldo (Juventus) e José Moreira (Cova da Piedade). Ronaldo jogou os 90 minutos e Moreira foi suplente não utilizado.